PancakeSwap dobra de preço em um mês e bate novo recorde

Em setembro de 2020 o token CAKE era negociado por menos de US $ 0,50, agora, 22 dólares.

Siga no

O token CAKE, nativo da exchange descentralizada PancakeSwap – que é uma alternativa mais rápida e mais barata que a UniSwap – atingiu um valor histórico de US $ 21,78 nesta sexta-feira (9). O valor total na Binance Smart Chain (BSC) também atingiu um recorde, US $ 25 bilhões.

A plataforma foi lançada há apenas seis meses, considerando o seu sucesso, em um tempo comparativamente curto, será que a líder do mercado descentralizado, a UniSwap, deve se preocupar?

A PancakeSwap é uma plataforma descentralizada (DEX) que roda na blockchain da Binance, a Binance Smart Chain (BSC). Ela usa um modelo de formador de mercado automatizado (AMM, sigla em inglês) para atender aos trades em vez do modelo de book de pedidos que combina compradores e vendedores como visto em corretoras tradicionais.

O mercado de Finanças Descentralizadas (DeFi) é dominado pela plataforma Ethereum, no entanto, as taxas altas da rede fizeram com que os usuários buscassem outras alternativas, como a PancakeSwap.

A PancakeSwap é uma cópia da UniSwap, com várias linhas de código ainda se referindo a UniSwap.

Alguns entusiastas do Ethereum classificam a PancakeSwap como uma fraude justamente por ela ser uma cópia. No entanto, os defensores do código-fonte se defendem e dizem que não é uma fraude simplesmente por ser uma cópia em outra blockchain.

Existem rumores de que a PancakeSwap seja do criador da Binance, mas não há qualquer confirmação disso.

Os críticos da Pancakedizem, inclusive, dizem que a BSC não é uma DeFi de verdade, já que a Binance gerencia os nós da rede.

Isso significa que a rede tem um único ponto de falha. Então, novamente, o verdadeiro cerne da questão é que os usuários tendem a se preocupar mais com rendimentos e taxas baixas do que com a descentralização.

A PancakeSwap tem vários recursos adicionais que não existem na UniSwap. Não só é possível apostar em tokens de provedor de liquidez para ganhar CAKE, mas também é possível apostar em CAKE para ganhar mais CAKE ou outros tokens BEP20 (tokens da rede da Binance).

As taxas de transações na PancakeSwap são pagas em Binance Coin (BNB), com cada movimentação custando poucos centavos, uma diferença gritante em comparação com a UniSwap, que cobra taxas pornográficas em Ethereum, chegando até ao absurdo de US $ 60 (R$ 300).

Por isso a PancakeSwap se tornou atraente para usuários que fazem transações de baixo valor. A alta procura pela Cake fez a moeda valorizar mais de 50% só nos últimos 30 dias.

Ainda em setembro de 2020, no seu lançamento, o token CAKE era negociado por menos de 0,50 centavos, agora, 22 dólares.

PancakeSwap e BSC podem assumir o mercado de DeFi, superando a Uniswap?

Sim, mas é difícil dizer com certeza, o Ethereum tem atualizações programadas que podem destruir os planos do BSC, mas de qualquer forma, o mercado de criptomoedas não é um mercado de 8 ou 80. Todas as plataformas provavelmente podem florescer juntas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Elon Musk. Imagem: Flickr

Elon Musk trabalha com desenvolvedores da Dogecoin desde 2019

Elon Musk revelou na noite desta quinta-feira (14) que começou trabalhar com desenvolvedores da criptomoeda Dogecoin para melhorar a eficiência das transações. O mundo...
Mindexcoin golpe

Criptomoeda Mindexcoin dá calote de R$ 20 milhões no mercado brasileiro

A criptomoeda Mindexcoin, que teve alguns líderes no Brasil, é um possível golpe internacional de pirâmide financeira, de acordo com uma ação coletiva. Segundo...

BC indiano manda bancos cortarem relações com corretoras de criptomoedas

O governo da Índia continua em uma campanha para tentar frear o uso de criptomoedas no país, seja através de regulamentações ou de "sugestões"...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias