Uma pane ocorreu nas negociações de criptomoedas na Binance na manhã desta terça-feira (12), com o mercado de futuros passando por correções de emergência, conforme confirmação do próprio CEO, Changpeng Zhao (CZ).
De acordo com Zhao, o mercado de futuros passou por problemas, principalmente nas negociações de USDT-M (UM). Contudo, os mercados de COIN-M (CM) pareciam estar funcionando normalmente.
Vale lembrar que o mercado de futuros não está habilitado para brasileiros por determinação da CVM. Assim, tudo indica que a pane não foi sentida por investidores deste país.
Binance Futures enfrenta pane e CEO diz que correções estão a caminho
Explicando o caso como um problema de tecnologia na plataforma, o CEO da Binance divulgou logo cedo que sua plataforma de futuros estava enfrentando uma possível pane.
Ao comentar sobre o incidente, CZ logo alertou a comunidade de investidores de criptomoedas da Binance que a equipe técnica já estava a par do assunto e em busca de resolução.
Na publicação no Twitter do CEO, ele não divulgou muitos detalhes sobre o que causou a pane. De qualquer forma, os investidores aguardavam por uma resolução para os problemas.
“UM Futuros afetados. CM parece estar bem. Nossa equipe está consertando.”
UM Futures affected. CM seems to be ok. Our team is fixing. https://t.co/iV1XpP1bjZ
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) September 12, 2023
Binance anuncia correções após divulgação do problema: “pedimos desculpas pelo transtorno”
Com uma resposta rápida aos problemas, a Binance demorou menos de uma hora para confirmar que as correções nas negociações de criptomoedas com margem em USDT já haviam sido efetuadas.
Além disso, a corretora pediu desculpas a todos os seus usuários, agradecendo a eles pela sua paciência.
“O problema que afetava os futuros com margem em USDT foi resolvido e a negociação foi retomada. Pedimos desculpas pelo transtorno causado e obrigado pela sua paciência.”
The issue affecting USDT-Margined futures has been resolved and trading has been resumed.
Apologies for the inconvenience caused and thanks for your patience. https://t.co/QdebgXGgiH
— Binance (@binance) September 12, 2023
A Binance declarou que os ativos de margem do UM não se misturam com as criptomoedas do CM. Ou seja, mesmo que um dos produtos passem por problemas, o outro deve continuar funcionando normalmente.
No Binance Futures com UM, os traders podem utilizar as stablecoins USDT e BUSD. Já no CM, os investidores utilizam outras criptomoedas ou bitcoin, para criar a margem de suas operações no mercado.
Por fim, no Brasil, a Binance Futures tentou recentemente encerrar uma disputa com a CVM sobre a proibição do produto para investidores do país. Contudo, mesmo com a Binance concordando em pagar uma multa milionária, o regulador ainda mantém aberta a apuração do caso, que envolve investigar se a corretora permite o acesso de brasileiros a produtos derivativos.