Papa Francisco diz que tecnologias poluentes precisam ser substituídas ‘sem demora’

A comunidade do Bitcoin disse que a criptomoeda incentiva o uso de energia verde.

Siga no

Começou a temporada de crítica ao Bitcoin, com o mais recente sendo indiretamente de ninguém menos que o Papa Francisco. A autoridade máxima da religião que tem cerca de 1 bilhão de adeptos espalhados pelo mundo disse na noite desta sexta-feira (21) que “uma tecnologia baseada no uso de combustíveis fósseis precisa ser substituída sem demora.”

O chefe do vaticano que é considerado uma das pessoas mais influentes do mundo não citou o Bitcoin diretamente, mas a comunidade entendeu o recado como uma indireta, com vários analistas do mercado de criptomoedas respondendo ao tuíte do Papa dizendo que a narrativa de que o Bitcoin é prejudicial ao meio ambiente é falsa e imprecisa.

“A tecnologia baseada no uso de combustíveis fósseis altamente poluentes precisa ser substituída sem demora. Há motivos para esperar que a humanidade do alvorecer do século 21 seja lembrada por ter assumido generosamente suas graves responsabilidades.” – disse o Papa.

A crítica do Papa Francisco é direcionada aos veículos que usam combustíveis fósseis, e ele está preparado para ganhar um “papamóvel elétrico” que permitirá que as pessoas vejam o líder da Igreja Católica passear de uma forma ecologicamente correta.

Criado pela startup de fabricação de carros elétricos Fisker, o novo Papemóvel virá na forma de um SUV que apresenta uma cúpula toda de vidro para permitir aos espectadores a melhor visão do papa

Comunidade responde

Há um crescente movimento católico fazendo lobby para que universidades, congregações e outras entidades religiosas eliminem os investimentos em combustíveis fósseis.

Ao mesmo tempo, alguns ativistas católicos argumentam que o melhor caminho é reter pequenos interesses para poder influenciar as empresas, e há acordo entre as abordagens sobre como direcionar as finanças para empresas que trabalham em soluções climáticas.

Embora o Papa Francisco não tenha citado o Bitcoin em seu tuíte, alguns acreditam que é só uma questão de tempo até que o líder religioso volte sua atenção para a criptomoeda que é constantemente criticada por seu consumo de energia.

Em resposta, a comunidade do Bitcoin disse que a criptomoeda incentiva o uso de energia verde.

Loli desenha "Compre Bitcoin"
Loli desenha “Compre Bitcoin”

Usuário critica Papa
Usuário critica Papa

Usuário agradece Papa por falar mal do Bitcoin
Usuário agradece Papa por falar mal do Bitcoin

Willy Woo diz que Bitcoin incentiva uso de energia renovavel
Willy Woo diz que Bitcoin incentiva uso de energia renovavel

Mineração de Bitcoin

O Bitcoin precisa de energia para ser minerado, para garantir que eles não sejam criados do nada. Assim como o Vaticano usa energia. Tanto no caso do Vaticano quanto no Bitcoin, a energia usada pode ser de combustíveis fósseis ou energia renovável.

Assim, o Vaticano e o Bitcoin são neutros para o clima, sendo o verdadeiro culpado o gerador de energia que é responsável por usar energia de combustível fóssil ou energia limpa.

O argumento, portanto, tem pouco mérito, mas o Papa aparentemente se juntou a narrativa de Elon Musk, de algumas autoridades mundiais e de outros criticos que provavelmente não tiveram tempo suficiente para entender melhor como a criptomoeda funciona.

A narrativa apela para os ambientalistas que igualam a energia ao mal, os simplórios que não têm muito tempo para se envolver em nuances sutis sobre a necessidade de atualizar a produção de energia para renováveis.

Ao que parece, o Bitcoin vai continuar enfrentando criticas das mais variadas autoridades mundiais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
G7. Imagem: ShutterStock

G7 pressiona Rússia por causa de ransomwares e lavagem de dinheiro com criptomoedas

O G7 se reuniu no último final de semana e pressionou a Rússia por causa dos ransomwares que estão sendo criados por criminoso do...
Tesla. Imagem: Shutter Stock

Elon Musk diz que Tesla voltará a aceitar Bitcoin

A Tesla começará a aceitar Bitcoin novamente quando a maior parte do processo de mineração da criptomoeda for realizado por fontes de energia renováveis,...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Deutsche Bank diz que Bitcoin “passou dos limites” e não pode mais ser ignorado

A popularidade crescente do Bitcoin está incomodando governos e bancos centrais. A gota d'água foi a legalização da criptomoeda em El Salvador. De acordo...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias