PC do Maranhão inicia capacitação para rastrear criptomoedas

Crimes envolvendo criptomoedas serão melhor investigados após essa capacitação.

Siga no
Polícia Civil do Maranhão inicia capacitação sobre criptomoedas
Polícia Civil do Maranhão inicia capacitação sobre criptomoedas /Reprodução

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) iniciou nesta quinta-feira (16) uma capacitação sobre o setor de rastreamento de criptomoedas.

Essa informação foi compartilhada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, que destacou a importância da capacitação neste momento.

Nos últimos dias, uma capacitação de âmbito nacional já havia levado a Polícia Federal e Policiais Civis a participarem de um curso promovido pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública, que reuniu mais de 100 agentes no Distrito Federal.

Essas capacitações acontecem após várias operações ao nível nacional que miraram esquemas fraudulentos que faziam o uso das criptomoedas. Como essa é uma tecnologia nova, as capacitações para agentes policiais tem considerado principalmente os crimes de lavagem de dinheiro, sendo normalmente investigados pela inteligência contábil da polícia civil e peritos criminais.

PC do Maranhão começa curso sobre rastreio de criptomoedas

Mais uma instituição de investigação policial no Brasil iniciou uma capacitação sobre o mercado de criptomoedas, dessa vez no norte do país.

Nesta quinta, a ACADEPOL do Maranhão anunciou que reuniu alguns agentes para aprender mais detalhes sobre este mercado, principalmente em técnicas de rastreio.

Apresentado na sede da Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, o curso “Criptoativos, Lavagem de Dinheiro e Rastreabilidade” terá dois dias de duração, com uma carga horária de 16 horas total.

“O curso visa capacitar os policiais em atividade de Polícia Judiciária, no que concerne a repressão às infrações penais envolvendo Criptoativos, acompanhando assim, as modernas técnicas criminosas, uma vez que a digitalização das relações sociais fez com que a criminalidade migrasse suas ações também para a seara digital e para os ativos virtuais.”

Como público alvo dessa capacitação, foram escolhidos 40 agentes servidores policiais dos órgãos de Inteligência e de Execução Superiores da Polícia Civil do Estado do Maranhão.

Dentre os palestrantes está o delegado da PC-GO Vytautas Fabiano Silva Zumas, especialista em rastreio de criptomoedas e que é um dos desenvolvedores da BlockSherlock, uma plataforma do governo que ajuda no rastreio de criptomoedas em investigações policiais. Recentemente, o agente concedeu uma entrevista ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que também está buscando se capacitar no setor.

Além do delegado, foi convidado para palestrar o Papiloscopista Policial na Polícia Civil do Estado de Goiás Leonardo Gomes Santos. Com diversas capacitações em criptomoedas e blockchain, o profissional faz parte o Núcleo de Operações com Criptoativos, da Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado/DIOP/SEOP e compartilhará sua experiência com os agentes que atuam no Maranhão.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Ozzy Osbourne, lendário artista do rock

Coleção de NFTs de Ozzy Osbourne é alvo de golpistas

A coleção de NFTs lançada pelo lendário cantor Ozzy Osbourne mal foi lançada no mercado de criptomoedas e já se tornou alvo de golpistas....
Pessoa segurando celular com Bitcoin em queda

Bitcoin sofre sua maior perda da história

Embora a recente correção do Bitcoin não seja a maior em termos percentuais, esta já é a maior perda da sua história após perder...
Trader triste com seu investimento em shitcoins

Apesar da queda, Bitcoin está mais forte do que nunca, shitcoins começam a evaporar

Grandes correções do Bitcoin não são novidade, até então esta já é a sexta maior de sua história. Apesar das perdas, esse movimento é...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias