Pentágono vai avaliar ameaça das criptomoedas à segurança nacional

O projeto quer mapear o universo das criptomoedas e combater seu uso para fins ilícitos.

O Pentágono, quartel-general do Ministério da Defesa norte-americano, está tomando novas medidas – algumas delas devem entrar em vigor este ano – para avaliar as criptomoedas e determinar que tipo de ameaças elas podem representar à segurança nacional.

De acordo com o The Washington Post, o Pentágono vai mapear as criptomoedas e combater atividades ilícitas com os ativos digitais.

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), que criou tecnologias que mudaram o mundo, como GPS, Internet, mouse de computador, drones, interface gráfica, satélites meteorológicos e interfaces de voz, será responsável pelo projeto.

A agência dos militares dos EUA foi criada em 1958 como uma resposta ao lançamento do satélite soviético Sputnik. Seu foco era garantir que os EUA nunca mais ficassem para trás na corrida da tecnologia.

Pentágono de olho nas criptomoedas

O novo projeto do Pentágono é a mais recente prova de que os governos estão fechando o cerco contra as criptomoedas. Segundo fontes ouvidas pelo jornal, o objetivo da DARPA será “bastante abrangente”, ajudando o governo entender como funciona a blockchain ou outros sistemas descentralizados.

Também irá identificar transações reais de criptomoedas e aquelas orientadas por bots para descobrir golpes.

A DARPA contratou uma empresa para desenvolver ferramentas que ajudem o Pentágono a ter uma visão ampla do que acontece no mercado de criptomoedas. O foco é ajudar as autoridades a reprimir usos ilícitos de ativos digitais.

A empresa escolhida para desenvolver as ferramentas é a Inca Digital, que conduzirá o projeto intitulado “Mapeando o Impacto dos Ativos Financeiros Digitais“.

“Os mercados de ativos digitais são uma promessa incrível, mas também enfrentam lavagem de dinheiro, manipulação de mercado e atores estatais que podem representar riscos para a segurança nacional dos EUA”, disse Adam Zarazinski, CEO da Inca Digital, em um comunicado de imprensa. 

“Dada a crescente prevalência de ativos digitais, o Departamento de Defesa e outras agências federais precisam ter melhores ferramentas para entender como os ativos digitais operam e como alavancar sua autoridade jurisdicional sobre os mercados de ativos digitais globalmente”.

Mapear criptomoedas

Segundo os documentos, as ferramentas darão ao Pentágono a possibilidade de mapear transações com criptomoedas, identificar como elas podem afetar o mercado financeiro, rastrear transações, identificar transações ilícitas, identificar onde os usuários de criptomoedas podem trocá-las e entender como e onde elas são usadas.

Apesar da descrição do projeto, a agência disse que não tem objetivo de rastrear usuários. “A DARPA não está envolvida em vigilância”, disse o diretor do programa da agência militar ao The Washington Post. “Somos cuidadosos nesta pesquisa para não nos envolvermos em informações de identificação pessoal.” – acrescentou.

O projeto, portanto, quer mapear o universo das criptomoedas e combater seu uso para fins ilícitos.

Enquanto isso, o Departamento de Justiça dos EUA lançou uma rede de 150 promotores para coordenar investigações e processos relacionados a criptomoedas. O Tesouro dos EUA também pediu a opinião pública para moldar a regulação de criptomoedas no país.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias