Perfil da Exame no Twitter é hackeado e oferece NFTs falsos

Perfil foi hackeado na última quarta (20), e segue com promoções falsas.

Símbolo do Twitter em página hackeada
Símbolo do Twitter em página hackeada

Com 2 milhões de seguidores no Twitter, a Revista Exame teve sua rede social possivelmente invadida por hackers e começou a oferecer imagens NFTs falsas. O que chama atenção é que o perfil está buscando atrair as vítimas para um possível golpe de “phishing”.

Para isso, os criminosos estão utilizando a imagem da coleção de NFTs Doodle, famosa entre fãs de colecionáveis.

Twitter da Exame é hackeado e oferta NFTs através de links falsos
Twitter da Exame é hackeado e oferta NFTs através de links falsos. Reprodução

Ao assumir o controle da conta, na última quarta-feira (20), os responsáveis pelo ataque removeram a imagem da conta e todos os links para o site da Revista Exame.

Publicamente, a editora ainda não comentou sobre o assunto em suas redes sociais e nem alertou seus seguidores para o problema até o fechamento dessa matéria.

Popular no mercado financeiro, os conteúdos da Exame, fundada pelo Editora Abril e parte do BTG Pactual, esse site tem falado sobre criptomoedas com frequência. Em 2020, por exemplo, a Exame Research destacou o Bitcoin em seu evento de lançamento.

Parte do BTG Pactual, que está para lançar sua corretora de Bitcoin, a Mynt, essa empresa faz uma cobertura completa sobre o mercado de criptomoedas.

O que acontece ao clicar no link sendo divulgado pelo perfil hackeado da Exame no Twitter?

Com várias publicações e compartilhamentos feitos pelos hackers que invadiram a conta da Exame, quem clicar nos links sendo divulgados pelos golpistas será redirecionado para uma página falsa chamada “doodlenft.claims”.

Ou seja, as possíveis vítimas pensam que irão ganhar um NFT Doodle, que é uma das 20 maiores coleções em valor de mercado na OpenSea nesta quinta-feira (21).

Contudo, oficialmente a coleção de NFTs Doodle não está permitindo novas mintagens, nome dado ao processo de se lançar um novo item exclusivo. Dessa forma, fica claro que a Exame teve seu perfil com milhões de seguidores, colocando em risco quem não estiver atento ao golpe.

Usuários são convencidos a clicar em link falso para ganhar NFTs Doodle
Usuários são convencidos a clicar em link falso para ganhar NFTs Doodle, mas promoção é falsa, cuidado.

Twitter de várias personalidades foi alvo de campanha de golpes nos últimos anos

Nos últimos anos, vários perfis do Twitter foram alvos de ataques cibernéticos, visando angariar vítimas para golpes envolvendo a imagem das criptomoedas.

Em julho de 2020, por exemplo, as ações do Twitter caíram após um ataque hacker de grandes proporções, que invadiu perfis do Bill Gates, Barack Obama, entre outros mais, conseguindo lucrar em bitcoins. Após uma investigação do FBI, os responsáveis foram encontrados e presos.

De qualquer forma, os episódios mostram que ao receber uma “promoção”, relacionada com Bitcoin ou NFTs, é importante verificar se a informação é correta, antes de clicar em links suspeitos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias