Perfil do IBGE no Twitter promove carteira de criptomoedas após ser hackeado

Ataque hacker ocorreu em meio ao censo 2022.

Recenseador do IBGE no Brasil
Recenseador do IBGE no Brasil

No dia em que o Censo 2022 começou no Brasil, o perfil no Twitter do IBGE começou a promover uma estranha carteira de criptomoedas. Usuários mais atentos a situação logo perceberam se tratar de um ataque hacker contra o perfil da instituição brasileira.

Nos últimos anos, vários perfis foram alvo de ataque hacker que pediram criptomoedas aos seguidores. Alguns destes ataques ofertam brindes falsos aos internautas, que ao procurar receber a recompensa se tornam alvos.

Um dos ataques mais recentes no Brasil, em julho de 2022, foi ao perfil da Revista Exame, que ao ser invadido começou a promover falsos NFTs, com links que levavam para sites fraudulentos.

Essas situações lembram aos fãs da rede social que devem se manter atentos para falsas promoções de criptomoedas pela internet.

Perfil no Twitter do IBGE promoveu falsa carteira de criptomoedas, mas situação já foi resolvida

Segundo informações divulgadas pelo Jornal Cultura, o IBGE teve seu perfil invadido na última segunda-feira (1), mesmo dia em que o Censo 2022 começou no Brasil.

Ao tomar posse do perfil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os hackers começaram a divulgar uma carteira de criptomoedas, utilizando para isso a imagem da Exodus, uma famosa wallet que permite a guarda de várias moedas digitais.

Em nota aos questionamentos, o IBGE declarou que seus sistemas não foram hackeados e a recuperação das publicações já foi realizada.

Em apuração feita pelo Livecoins, foi possível confirmar que as publicações relacionadas apenas ao Censo 2022 retornaram ao perfil. Menções a carteiras de criptomoedas não estão mais disponíveis no perfil do IBGE no Twitter, indicando que a conta já foi recuperada, ainda que fotos de destaque não tenham sido restauradas ainda ao perfil que tem quase 190 mil inscritos.

Perfil do Twitter do IBGE após ataque hacker começa a ser organizado
Perfil do Twitter do IBGE após ataque hacker começa a ser organizado. Reprodução.

Outras redes sociais do IBGE, como Instagram, Facebook, seguem funcionando normalmente, indicando que o problema ocorreu apenas no Twitter.

Como se proteger de golpes com a imagem das criptomoedas?

Como uma empresa pública no Brasil, a comunicação do IBGE é transparente e de fácil acesso. Ou seja, usuários que desconfiassem da fraude poderiam ter checado a falsa promoção com criptomoedas em outros canais, momento em que seria constatada a invasão.

Vale lembrar que não é possível saber se alguma pessoa foi vítima do ataque no Twitter do IBGE, mas é importante em casos assim evitar clicar em links suspeitos e realizar o download de programas em páginas que demonstrem não estar com funcionamento normal.

Promessas de lucros fáceis e rápidos com criptomoedas também costumam resultar em golpes, o que é mais um sinal de alerta para interessados.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias