Pernambuco pode colocar blockchain em plano estadual de educação

Novidade promissora para jovens concluírem os estudos com base em inovação.

Siga no
Bandeira do Estado de Pernambuco
Bandeira do Estado de Pernambuco

O Estado de Pernambuco pode ser o primeiro no Brasil a colocar o ensino de Blockchain na grade curricular dos jovens.

A blockchain é uma tecnologia que propicia a segurança no armazenamento de dados pela internet, fazendo que essas tenham transparência, imutabilidade e total segurança, garantida pela criptografia.

Vale lembrar que a blockchain ganhou notório destaque pelo mundo após sua aplicação no Bitcoin, a maior moeda digital já criada pela internet, sendo hoje considerada um sistema de reserva de valor e meio de pagamento por muitas pessoas.

Em um ambiente de inovação, essa tem sido cada vez mais utilizada pelo mundo por empresas e governos, que buscam avançar em soluções cada vez mais presentes em um ambiente digital.

Pernambuco poderá ensinar blockchain para jovens em escolas em breve

Em Pernambuco, o Plano Estadual de Educação – PEE, foi aprovado pela Lei n.º 15.533, de 23 de junho de 2015, com validade de 10 anos.

Entre as diretrizes do PEE, está a erradicação do analfabetismo, melhoria da qualidade da educação, promoção humanística e científica dos alunos, entre outras igualmente importantes.

A cada período estipulado pela lei, deve haver revisões sobre o andamento da legislação, acompanhando sobre a implementação desta na prática.

Mas recentemente, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Estadual de Pernambuco propôs um substitutivo a um projeto de lei de 2020, com a proposta de incluir no ensino estadual tecnologias para o mundo pós-pandemia.

Na última sexta-feira (19) então, foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco que a Comissão Permanente que avaliava o pedido de se incluir o ensino de blockchain no plano estadual fosse aprovado.

A proposição em apreço visa a acrescentar na Lei n.º 15.533/2015, que aprova o Plano Estadual de Educação – PEE, diretrizes educacionais voltadas ao período pós-pandemia da covid-19, doença que, apesar do grande impacto negativo, trouxe amadurecimento e novas experiências à comunidade escolar.

Conforme justificativa anexa ao projeto, a inovação proposta busca preparar os alunos para o mercado do futuro, onde serão cada vez mais utilizados plataformas, mídias e  Dispositivos digitais como Robótica, BlockChain,  Realidades Virtuais e Aumentada, Big Data e Inteligência Artificial, entre outras“.

Após a leitura da matéria, a relatora Priscila Krause concordou com a aprovação do projeto na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática. Outros três deputados estaduais votaram a favor dessa inclusão, sendo Professor Paulo Dutra, Fabíola Cabral e Teresa Leitão.

Com o parecer favorável, o projeto agora deverá tramitar dentro da ALEPE até sua aprovação final, que pode colocar Pernambuco como o primeiro estado brasileiro a oferecer o ensino de blockchain na rede pública de ensino.

Vale lembrar que recentemente o estado de Pernambuco já mostrou estudos em um passaporte de vacinação com tecnologia blockchain, mostrando que já busca aplicar a tecnologia em sua rede de educação.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin na frente com traders desfocados ao fundo

Para Elon Musk, operar criptomoedas alavancado é “loucura”

O bilionário Elon Musk concordou com uma explicação sobre operar Dogecoin e criptomoedas alavancado no mercado é situação de alto risco para investidores. Operações em...
South-Park-Bitcoin

South Park imagina futuro com Bitcoin: “confiamos em esquemas Ponzi”

Qual desenho melhor para prever o futuro? South Park ou Os Simpsons? Ambos praticam a arte de tentar prever como será o mundo, oferecendo...

Carros de luxo são apreendidos em operação contra fraude com criptomoedas em Manaus

Na manhã deste sábado, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a Operação Blockchain Fake para cumprir mandados de busca e apreensão e desarticular...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias