Silicon Valley é uma série da HBO que conta a história de 6 programadores no Vale do Silício tentando construir uma startup chamada Pied Piper. Inicialmente a startup é focada em um algoritmo revolucionário de compressão mas com o passar do tempo a missão e projeto vão se alterando, isso é, a startup começa com foco em compactação de dados, se torna uma startup de chamadas de vídeo, e agora, na última temporada, está trabalhando em uma internet descentralizada.
A série conta uma história fictícia mas narra eventos inspirados em casos reais do Vale do Silício, ela é uma comédia que mostra toda dificuldade e desafios que a equipe tem que enfrentar para alcançar o sucesso. Dentre todos os problemas vividos pelos programadores é possível destacar: Espionagem industrial, roubo de informações, processos legais e o principal, a busca incansável por financiamento.
Um detalhe interessante da série é que eles estão inicialmente em busca de investidores, mas quando o aporte financeiro chega, novos problemas surgem, afinal, agora existe um investidor com um percentual da empresa pronto para determinar os caminhos que a startup deve seguir para não perder seu investimento.
Finalmente, na quinta temporada uma ideia surge, a startup está trabalhando em uma internet totalmente nova, descentralizada e com uma equipe muito maior, é necessário dinheiro para que o projeto siga em frente e um dos programadores dá a ideia de se criar uma ICO para captar os recursos necessários ao invés de aceitar dinheiro de investidores.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
As ofertas iniciais de moedas (ICO) podem ser consideradas como uma forma alternativa de financiamento coletivo(crowdfunding). Este modelo tem ajudado muitas startups e empresas a obter financiamento necessário para iniciar seus negócios. Em 2018, até agora, quase US $7 bilhões já foram arrecadados através de ICOs em todo mundo.
A série trata o tema com bastante cautela e consegue mostrar o assunto até para pessoas que nunca ouviram sobre criptomoedas. Os episódios relativos mostram a criação da moeda, a valorização com entrada de novos investidores e dedica um tempo para um ataque de 51% que acontece na PiedPiperCoin pelos principais concorrentes da startup.
Veja abaixo um trailer do episódio. (Ative as legendas em português).
PiedPiperCoin na vida real
A PiedPiperCoin da série Silicon Valley saiu para o mundo real mas não é a mesma moeda, um projeto foi criado e anunciado no Bitcoin talk e não tem nenhuma relação com a HBO ou com executivos da série (Exceto pelo nome).
PiedpiperCoin(PPI) é administrada por um perfil do twitter que se apresenta “pedindo ajuda, para ajuda-lo a se ajudar”, a figura é excêntrica e tudo é levado em tom de ironia.
A ideia do projeto é cômica e se transformou em um MEME viral, e de valor, assim como aconteceu com a Dogecoin, curiosamente a moeda está sendo negociada por US $0.50 em algumas exchanges, um valor mais alto que diversas altcoins conhecidas como XLM US $0.30, BAT US $0.29, NEM US $0.26, ADA US $ 0.22 entre outras.
Dados do site CoinGecko mostram que a criptomoeda movimentou US $8 mil dólares nas últimas 24 horas em duas exchanges que permitem a negociação do par PPI por Ethereum. O site oficial exibe 4 exchanges que a criptomoeda pode ser negociada.
O projeto é sempre descrito com tom de brincadeira, para começar, o anúncio oficial no Bitcoin talk aponta para o programa de referência da Tesla. O Whitepaper só tem uma página e revela a verdadeira intenção do desenvolvedor:
“Desde a Doge nenhuma moeda ganhou tanta adoração e interesse quanto Pied Piper Coin ($ PPI). Nós decidimos fazer uma moeda? Não, claro que não. Nós tivemos uma ideia, ela se transformou em algo real e nós estamos nessa desde então. Nós temos uma filosofia completamente transparente e sem ganância. Nós abraçamos os princípios básicos de Satoshi, a descentralização em todos os aspectos possíveis. Diz o Whitepaper.
O site oficial da piedpipercoin faz grandes elogios ao projeto e a compara com outras criptomoedas no mercado, abaixo uma lista das vantagens listadas no site:
- “A próxima grande invenção desde o bitcoin”;
- “Desenvolvedor Anônimo”;
- “Moeda escassa, diferente de Ripple”;
- “Comunidade satânica”;
- “Velocidade relâmpago”;
O Projeto chama atenção também por ter propostas semelhantes a quase qualquer outra criptomoeda no mercado, o site é padrão, os textos são padrões e o design possui “coisas flutuantes” para impressionar o visitante.
O planejamento da moeda segue o tom de ironia e é repleto de textos comuns de varias moedas ditas sérias no mercado atual:
- Primeiro trimestre 2018: Bombardear o twitter, pagando as pessoas para fazer isso também, entrar em exchanges, realizar pumps, fazer parceiras com a Bitconnect, Charlie Lee e Michael Suppo. Parceira com Satoshi Nakamoto em andamento.
- Segundo trimestre 2018: Talvez lançar o produto, ao invés disso, lançar segwit, integração de lighting network, plasma, casper, sharding e muitas outras palavras que ninguém conhece.
- Terceiro trimestre 2018: Realizar 8 forks (Octopipers) na moeda com a ajuda de Rhett Creghton. Criar masternodes, cross-chain e swaps atômicos.
- Quarto trismestre 2018: O projeto poderia ser finalizado, mas vamos pegar nosso Tesla pra Lua, cortesia de Elon Musk.
Percebe-se aqui que a PPI nasceu semelhante a Dogecoin, uma criptomoeda em forma de MEME para brincar com o cenário atual das criptomoedas onde se criam projetos a todo instante sem nenhum propósito ou utilidade.
Algumas empresas e pessoas influentes no mercado entraram na brincadeira, a fabricante de Hardware Wallets TREZOR anunciou que seria a primeira a ter suporte a PPI.
A Peercoin, uma criptomoeda com 5 anos de vida que já possuia o ticker PPC comunicou por meio do twitter que várias criptomoedas já haviam realizado fork no código deles e que agora a PiedPiperCoin estava levando isso “longe de mais”.
#Peercoin has seen many copycats in the past 5 years who fork our code and
pretend like they are innovative. Now, #PiedPiperCoin has taken it a step too far.
You should know better, Gilfoyle! #TheRealPPC#SiliconValley #SiliconValleyHBO $PPC #cryptocurrency #blockchain #crypto pic.twitter.com/MczDK9sn9d— Peercoin “No coin giveaways” (@PeercoinPPC) May 7, 2018
Fernando Ulrich, importante personalidade da criptoesfera brasileira mencionou a PiedPiperCoin(a fictícia) em seu facebook, dizendo que não costuma dar conselhos de investimentos, mas abriria uma exceção para a PPC. Lembrando que Ulrich mencionou a moeda da série , e não a do mundo real.
O Coinindex também passou a listar a moeda, o famoso aplicativo de controle de portifólio em criptomoedas, Blockfolio, passou a ter suporte para o ticker PPI, e vários canais no youtube entrevistaram o desenvolvedor e responsável pela PiedPiperCoin.
O projeto é um MEME que está ganhando valor de mercado, dogecoin já foi assunto de preocupação quando seu próprio desenvolvedor chamou atenção das pessoas para a bolha que se formou no mercado de cripto ativos.
Diversos projetos são criados todos os dias e eles possuem características padrões que a moeda PiedPiperCoin traz em sua essência de forma cômica.
É necessário ficar atento nesse mercado que é recente e traz muitas oportunidades, tanto para investidores reais como para golpistas em busca de enganar o maior número de pessoas. Descentralização é o assunto do momento, todos querem inovar e fazer parte desse mercado, mas, será que é necessário descentralizar tudo ? Será que a padaria da esquina precisa ser descentralizada ? Será que é necessário criar um token pra cada coisa que vamos comprar ?
PiedPiperCoin está de uma certa forma alertando as pessoas para os perigos de se acreditar em qualquer projeto, ela se exibe de recursos que não existem, cria um planejamento intangível e faz piada o tempo inteiro, ainda sim está sendo negociada a US $0,50.
O curioso é que a maioria das outras criptomoedas também fazem isso, possuem um whitepaper caprichado em termos de design, um site com diversos recursos de micro interações, planejamentos incríveis mas nem sempre acontecem . O coinlib tem hoje 4235 criptomoedas listadas, acreditasse que 92% desses projetos vão morrer em breve.
A PiedPipercoin apesar de ser uma brincadeira, deve servir de conscientização para pessoas que já estão no mercado há algum tempo e para novos investidores.