Pirâmide de Tether entra em colapso e deixa investidores no prejuízo

Siga no
Tether símbolo
Tether (USDT)

Uma pirâmide entrou em colapso após prometer rendimentos com a imagem da criptomoeda Tether, uma stablecoin lastreada em Dólar.

O mercado de investimentos em criptomoedas possibilitou uma nova realidade para muitos investidores, que viram principalmente no Bitcoin uma nova tecnologia disruptiva nas finanças mundiais.

Com o passar dos anos, contudo, muitas pessoas passaram a ver que era necessário ter uma moeda digital com mais estabilidade, visto que o preço do Bitcoin tem uma grande volatilidade no mercado.

Assim nasceu o termo e a tecnologia das stablecoins, que são criptomoedas lastreadas em algum ativo, como o Dólar, Real e até Ouro. A principal delas no mercado é a Tether, emitida pela empresa iFinex, que também controla a corretora Bitfinex.

Pirâmide de Tether entra em colapso após arrecadar recursos com investidores

Com a fama do Bitcoin, muitas pirâmides financeiras utilizaram a imagem da maior moeda digital para arrecadar recursos com investidores desatentos. Normalmente esses negócios prometem altas rentabilidades no mercado, combinando ainda táticas de marketing multinível.

Em moedas fiduciárias, os esquemas de pirâmides já são realidades há muitos anos, sendo que no Brasil, por exemplo, já surgiram golpes como a Telexfree, Boi Gordo e Avestruz Master, entre os mais famosos.

Mas os golpistas agora podem estar mirando nas stablecoins para criar golpes, visto que elas oscilam pouco no mercado e oferecem aos seus criadores a oportunidade de garantir um retorno mais fixo.

Uma delas acabou sendo a AntUSDT, pirâmide de Tether que surgiu no mercado de investimentos com ofertas milagrosas de retornos, mas que chegou ao fim no último dia 25 de outubro.

As redes sociais e sites do golpe foram excluídos das redes sociais e os investidores não sabem o paradeiro dos criadores da empresa que só existia na internet.

Para justificar os lucros de 121% ao mês, o golpe afirmava que utilizava o USDT dos clientes para serviços de mixer de moedas, oferecendo lucros altíssimos e com “baixos riscos”. Afirmando que os investidores poderiam sacar a qualquer momento, a promessa de rendimentos ainda dizia ser possível obter 0,35% a cada 12 horas.

AntUSDT oferecia lucros de 121% ao mês para investidores, mas negócio bloqueou saques na última semana
AntUSDT oferecia lucros de 121% ao mês para investidores, mas negócio bloqueou saques na última semana /Reprodução

Promotores do golpe afirmavam que projeto era parceiro da Binance Smart Chain, mas não passava de mentira para convencer investidores

Em explicações sobre a tecnologia Tether em redes sociais, era comum a AntUSDT utilizar a imagem de empresas famosas do mercado para convencer investidores de que o negócio era legítimo. Em uma das imagens obtidas pelo Livecoins, é possível ver que a pirâmide de Tether afirmava ser parceira da Binance Smart Chain.

Pirâmide de Bitcoin AntUSDT afirmava que tinha um projeto de cooperação com a Binance Smart Chain, mas não passava de mentiras para convencer investidores
Pirâmide de Bitcoin AntUSDT afirmava que tinha um projeto de cooperação com a Binance Smart Chain, mas não passava de mentiras para convencer investidores /Reprodução

Em outras de suas táticas para convencer investidores, a empresa afirmava ter acordos com a Nasdaq, bolsa de valores dos Estados Unidos, com imagens falsas compartilhadas em suas antigas redes sociais, que agora foram apagadas das principais plataformas.

AntUSDT afirmava que lucros vinham após acordos fechados com a Nasdaq, mais uma mentira do golpe
AntUSDT afirmava que lucros vinham após acordos fechados com a Nasdaq, mais uma mentira do golpe /Reprodução

Este golpe lembra ao mercado que golpes irão surgir em várias frentes, devendo aos investidores que procuram conhecer sobre o mercado de criptomoedas evitar propostas de enriquecimento rápido e retornos garantidos.

Em 2021, o mercado de stablecoins chamou a atenção das autoridades pelo mundo, que prometem regular este setor após o Facebook ameaçar criar uma moeda digital com essa tecnologia.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...

Novo recorde: Terreno em Metaverso é vendido por R$ 24 milhões

Poucos dias após a negociação de um terreno por cerca de R$ 17 milhões, uma negociação entre a Republic Realm e a Atari resultou...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias