Jogo em blockchain Plant vs Undead é hackeado e criptomoeda despenca

"Plant vs Undead" pretende ser o "Plants vs Zumbis" da blockchain, pagando para usuários jogar.

Siga no
Imagem do Plant vs Undead com mensagem de perigo jogo em blockchain hackeado
Imagem de PVU com Aviso de manutenção/Reprodução

O mercado de games com criptomoedas, com a tecnologia dos NFTs, chamou atenção nos últimos meses. Nesta segunda-feira (13), um dos jogos em blockchain acabou sendo hackeado, deixando os jogadores apreensivos.

Um dos pioneiros e mais populares games a ser lançado foi o Axie Infinity, que fez muitos jogadores ganharem um bom dinheiro com escolinhas e missões diárias. Esse setor acabou sendo apelidado de GameFi, um setor de games associado ao DeFi.

Contudo, como o próprio DeFi, esse setor de games ainda é novo e pode levar alguns riscos para jogadores.

Jogo em blockchain Plant vs Undead é hackeado

Lançado na blockchain da Binance Smart Chain, o novo projeto hackeado foi o jogo “Plant vs Undead“, conhecido pelos jogadores apenas como “PVU”, que é o símbolo da criptomoeda deste game.

Com mais de 500 mil endereços detendo este token, ele era uma das promessas para gamers na BSC, com o mecanismo de jogar para ganhar (play-to-earn).

Como está em fase beta, o game havia passado nas últimas semanas por uma grande movimentação, com várias atualizações e restrições de horários para que os gamers jogassem em horários definidos. Essa medida era defendida pelos desenvolvedores como para que os servidores não fossem sobrecarregados.

Contudo, nem essas medidas ajudaram a conter uma ameaça cibernética que afetou o game nesta madrugada da segunda-feira (13). De acordo com uma nota dos desenvolvedores, divulgada em grupos da comunidade, hackers teriam invadido o jogo e conseguido itens raros.

Segundo a nota, os desenvolvedores conseguiram identificar algumas contas ligadas ao acesso não autorizado e colocou o jogo em manutenção. Vale dizer que os jogadores ainda não conseguiram obter muitos detalhes sobre o caso, que ainda não recebeu muitas explicações além de uma nota que circula nas comunidades do jogo.

EM PRIMEIRO LUGAR, GOSTARÍAMOS DE AGRADECER POR DETECTAR E RELATAR A CARTEIRA DO HACKER. COMO ALGUNS DE VOCÊS DEVEM SABER, ALGUNS HACKERS CONTORNARAM NOSSA SEGURANÇA E REIVINDICARAM CENTENAS DE SEMENTES. DESLIGAMOS IMEDIATAMENTE O SISTEMA E EXECUTAMOS UMA VARREDURA COMPLETA PARA BANIR TODAS AS CONTAS. TAMBÉM ESTABELECEMOS UMA EQUIPE PARA VERIFICAR CASO A CASO O ABUSO DE VÁRIAS CONTAS. PVU ULTRAPASSOU 550.000 TITULARES E É APENAS O COMEÇO. SAÚDE!”

Segundo um gamer que entrou em contato com o Livecoins para contar o caso, só no Brasil são cerca de 10 mil pessoas na comunidade e podem ter sido afetadas.

Preço da PVU despenca após incidente

Para começar a jogar o game, como é comum em outros do setor, é necessário investir em uma criptomoeda. No caso do Plant vs Undead, a PVU é a moeda que representa este jogo em blockchain que acabou sendo hackeado.

Com o incidente, a criptomoeda do game caiu para R$ 55,00 cada, após ser cotada em R$ 130,00 no dia 25 de agosto. Assim, a queda é de cerca de 60% nas últimas semanas, levando muitos ao desespero após realizar investimentos neste game.

Essa caso ilustra bem que os jogos em blockchain têm se tornado populares, mas também oferecem riscos, visto que envolvem dinheiro e acabam atraindo atenção de hackers.

Até o final dessa matéria, as redes sociais do PVU, como o Facebook, não informaram mais detalhes sobre o incidente, deixando muitos gamers apreensivos. Mesmo assim, o site oficial segue em manutenção.

Plant vs Undead em manutenção neste segunda 13-09-2021
Plant vs Undead em manutenção neste segunda 13-09-2021/Reprodução

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Glaidson Acácio dos Santos em pronunciamento público sobre problemas da GAS Consultoria Bitcoin

Ministro Alexandre de Moraes nega habeas corpus ao “Faraó dos Bitcoins”

O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liberdade e manteve preso o "Faraó dos Bitcoins", Glaidson Acácio...

“Ethereum é uma aposta melhor que o Bitcoin”, diz maior banco dos EUA

Em um começo de semana que marcou uma recuperação no criptomercado, principalmente entre os top 10, o Bitcoin vem ganhando parte do valor perdido...
Opensea

Cartunista acusa plataformas NFT de censura política

O mercado de NFTs tem ficado cada vez mais popular, com a possibilidade de artistas criarem obras digitais, venderem com suas próprias regras e...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias