Plataforma DeFi Yearn.Finance é hackeada e perde R$ 15 milhões

Criptomoedas DAI, USDT, entre outras, foram levadas pelo hacker. Comunidade tenta rastrear os fundos roubados.

Siga no
Yearn Finance (YFI) DeFí plataforma
Yearn.Finance (YFI)

Na última quinta-feira (4), a plataforma DeFi Yearn.Finance foi hackeada, de forma surpreendente. Ao atacar o cofre, os hackers levaram R$ 15 milhões que estavam no local.

De acordo com um analista de criptomoedas, Igor Igamberdiev, o ataque foi causado por empréstimos rápidos na plataforma. Com isso, o hacker conseguiu roubar empréstimos tomados por criptomoedas estáveis em dólar.

No último ano, a Yearn.Finance chamou atenção no mercado ao superar o preço do Bitcoin. Ainda hoje, o preço da YFI segue cotado acima de US $ 30 mil cada, com valor de mercado na posição 56 hoje.

Com o ataque, a comunidade de criptomoedas tenta ajudar a resgatar os fundos hackeados.

Plataforma DeFi foi hackeada com brecha em empréstimos rápidos encontrada por hacker

No último ano o termo DeFi, que significa Finanças Descentralizadas, chamou muita atenção no mundo. Com várias criptomoedas surgindo no setor, aplicações bancárias com criptomoedas, como empréstimos, passou a ser uma realidade.

O mercado chamou bastante atenção da comunidade mundial e muitos projetos tiveram destaque, como o Sushiswap, Chainlink, Aave, DAI, entre outros. Um dos projetos promissores do setor também foi a Yearn.Finance, que foi uma das 10 criptomoedas que mais valorizou em 2020.

No entanto, neste início de fevereiro o projeto enfrentou um problema grave em um de seus cofres. Explorando uma brecha no sistema de empréstimos, um hacker teria feito várias operações na plataforma Yearn.Finance, obtendo um grande lucro.

Com o lucro, ele trocou tudo por stablecoins, sacando os valores. Entre as moedas roubadas, foram levadas DAI e USDT. A explicação sobre o incidente foi feito pelo GitHub oficial do projeto, que afirma ter mitigado o ataque, minutos após o seu início.

De qualquer forma, milhões foram levados do projeto, que agora busca reaver o prejuízo com ajuda da comunidade.

Criptomoeda do fundador da Yearn já havia sido hackeada no final de 2020

Esse não é o primeiro caso de um ataque hacker contra uma plataforma DeFi. No final de 2020, por exemplo, a COVER foi hackeada e perdeu cerca de US $ 3 milhões na ocasião.

O hacker “bonzinho” acabou devolvendo os valores aos desenvolvedores, pedindo que eles cuidassem do projeto. O que mais chama atenção é que o fundador da COVER, atacada em 2020, é também um dos criadores da Yearn.Finance, a moeda que foi hackeada nos últimos dias.

Com o novo ataque, a comunidade de criptomoedas tenta ajudar a rastrear os fundos do projeto. O CTO da corretora Bitfinex, Paolo Ardoino, afirmou que até bloqueou US $ 1.7 milhões de Tether roubados na rede.

Paolo Ardoino, CTO da Tether e Bitfinex, congela USDT roubado da Yearn.Finance
Paolo Ardoino, CTO da Tether e Bitfinex, congela USDT roubado da Yearn.Finance – Reprodução

Apesar de bastante promissor, na visão de muitos no mercado de criptomoedas hoje, o DeFi ainda é novo. Ou seja, pode haver riscos neste mercado, principalmente com relação à custódia dos ativos depositados.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias