PokeMoney: Jogo NFT inspirado em Pokémon é hackeado e perde milhões

Game usou imagem de grande franquia para atrair gamers, mas foi atacado e não deu satisfações.

Uma criança triste vestida de pikachu, famoso personagem do Pokémon
Uma criança triste vestida de pikachu, famoso personagem do Pokémon

O jogo NFT PokeMoney, baseado na famosa franquia Pokémon, foi hackeado na última sexta-feira (27), após grandes promessas para seus detentores. A comunidade do game aguardava novidades para essa segunda-feira (30), quando o jogo supostamente seria listado em uma grande corretora.

Nos últimos meses, vários jogos chegaram afirmando ter suporte da tecnologia blockchain. Isso levou o dinheiro de investidores a buscar as oportunidades no setor que ficou conhecido pelo nome de Game-Fi.

Os jogos dessa fase inicial não conseguem garantir o que prometem, com muitos funcionando de modo similar a uma pirâmide financeira, visto que dependem da entrada de novos investidores. Assim, quando poucos jogadores entram, os desenvolvedores dos projetos somem com o recurso dos investidores.

Jogo NFT baseado em Pokémon, PokeMoney é hackeado e não dá satisfação aos gamers

Estudos de anos anteriores mostram que uma das franquias mais lucrativas do mundo de entretenimento é a Pokémon, criação de Satoshi Tajiri e Ken Sugimori.

Com todo esse sucesso da marca, não era de se duvidar que algum jogo NFT pudesse tentar associar sua imagem com o Pokémon, que é uma marca de filmes, séries e games online.

Dessa forma, surgiu nos últimos meses o jogo PokeMoney, afirmando ser o Pokémon dos jogos NFTs. Funcionando pela rede Binance Smart Chain, este afirmava ser um game NFT que daria suporte ao metaverso, com a venda de terrenos marcada para o terceiro trimestre de 2022.

Jogo NFT PokeMoney é hackeado
Jogo NFT PokeMoney é hackeado. Reprodução.

No entanto, não deu tempo de chegar muito longe este projeto, visto que na última sexta ele acabou sendo hackeado e viu seu token derreter 100% em poucas horas. Segundo a empresa de segurança PeckShield, foram levados 11,8 mil BNBs que pertenciam ao PokeMoney.

O token do jogo, o NekoGold, também foi drenado e perdeu todo seu valor também. Embora o projeto tenha sido alvo de um grande ataque, até agora nenhuma declaração foi dada pelos responsáveis para os investidores.

“O PeckShield detectou Pokemoney rugpull. $PMY Pokemoney cai -99,98%. $NKG NekoGold cai -100%. Golpistas levam aproximadamente 11,8 mil $BNB (~ $ 3,5 milhões)”

Os riscos dos jogos NFTs só crescem

Nos moldes atuais, os jogos NFTs se mostram ruins para investidores e os riscos desses projetos só crescem, visto o alarmante número de golpes no setor.

Dessa forma, a esperança de gamers é que grandes marcas lancem suas próprias versões desses jogos. A League of Legends, por exemplo, protocolou no Brasil um pedido que dá a entender que em breve poderá dar suporte aos NFTs.

No caso do PokeMoney, a versão alternativa de Pokémon, o caso mostra que muitos jogos surgem usando a imagem de famosas marcas, mas não se sustentam por muito tempo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias