Polícia Civil do Amazonas prendeu líder de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas

Um já foi preso, outro é procurado!

Siga no
Carro de Polícia
Carro de Polícia

Enquanto a polícia civil prendeu um dos líderes de uma pirâmide envolvendo criptomoedas, outro responsável pelo esquema segue foragido. As buscas estão sendo realizadas, após um golpe que pode ter assolado a capital do maior estado da região norte do Brasil.

A investigação do caso está sendo realizada pela Polícia Civil do Amazonas. Dentro do órgão, a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) tem conduzido operações.

Na última segunda (16), a DERFD cumpriu um dos mandados de prisão contra um venezuelano que estava no Brasil. Outro membro da possível pirâmide financeira ainda é procurado, apontado como sócio do homem preso.

Prisão de sócio da pirâmide financeira envolvendo criptomoedas foi conduzida por Delegado da Polícia Civil

De fato o ano de 2019 foi complicado para as autoridades do Brasil, visto a enorme quantidade de casos de pirâmide financeira. Essas que são crimes contra a economia popular, utilizaram as criptomoedas para dar golpes nas pessoas.

Enquanto algumas como a Unick Forex, Indeal, Wolf Club já fecharam, outras estão sendo gradualmente desmascaradas. Nestes casos, a ajuda da população que realiza denúncias pode ser fundamental para o encerramento de tais fraudes.

A Polícia Civil do Amazonas, por exemplo, pede a ajuda da população quanto a uma nova pirâmide envolvendo criptomoedas. Neste caso, um dos líderes do golpe está sendo procurado e já teve a foto divulgada ao público.

O foragido é André Luiz Athayde Gomes, que teria operado um esquema que lesou cerca de 100 pessoas em Manaus. A polícia, que já prendeu outro líder do golpe, afirmou que a pirâmide de criptomoedas teria arrecadado R$ 5 milhões das vítimas.

O homem que está foragido é procurado pela polícia, que pede denúncias pelo 181. As autoridades informam que tais denúncias serão mantidas em sigilo para proteger a identidade dos informantes.

Polícia prendeu Venezuelano era sócio da pirâmide

A Polícia Civil do Amazonas divulgou informações do homem líder da pirâmide que foi detido na última segunda (16). O nome do homem que a polícia prendeu é Rafael Martins Suarez Salazar, venezuelano de 41 anos.

Rafael, preso, assim como André, foragido, seriam os líderes da pirâmide envolvendo criptomoedas que é investigada pela Polícia Civil. Para o delegado Aldeney Goes, que conduziu o mandado de prisão preventiva de Rafael, as pessoas eram iludidas pela dupla.

Os interessados no serviço oferecido pela dupla se iludiam com as promessas de ganhos elevados com as criptomoedas e acabavam vendendo veículos, resgatando dinheiro da poupança e aplicando no negócio. No início as vítimas tiveram retorno do investimento, porém, nos últimos dois meses os infratores não realizaram mais os pagamentos dos rendimentos, que caracterizou o crime de estelionato

A Polícia Civil identificou e prendeu Rafael após tomar ciência das acusações e investigar o caso. O mandado de prisão foi expedido ainda no dia 11, pelo juiz George Hamilton Lins Barroso. O venezuelano foi indiciado por estelionato, que é quando alguém obtém para si uma vantagem causando prejuízos para outros, ou seja, fraude.

Com Rafael, foram apreendidos três carros, sendo uma S10 preta, um Fiat Toro e uma Jeep Grand Cherokee, os dois últimos de cor branca. A polícia que prendeu Rafael ainda busca por André, o outro líder da pirâmide financeira envolvendo criptomoedas.

Polícia Civil prendeu líder de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas e carros que estavam em sua posse
Polícia Civil prendeu líder de pirâmide financeira envolvendo criptomoedas e carros que estavam em sua posse – Foto: Reprodução/Polícia Civil do Amazonas

A reportagem do Livecoins entrou em contato com a Polícia Civil para saber o nome da empresa. Entretanto, a informação ainda não foi divulgada pela PC-AM.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Universidad Americana Imagem: Divulgação

Universidade privada do Paraguai vai aceitar pagamentos em Bitcoin e Ethereum

A Universidade Americana do Paraguai vai começar aceitar pagamentos em criptomoedas a partir de agosto, os alunos poderão pagar por cursos e graduação com...
Mulher usa ATM do Santander no Reino Unido

Santander testa ferramenta para rastrear criptomoedas

O Santander quer entender como os seus clientes usam as criptomoedas em simultâneo as contas correntes. Para isso, o banco testou uma ferramenta da...
john mcaffe

Suicídio de John McAfee em prisão na Espanha levanta suspeitas

John McAfee, fundador da empresa de tecnologia McAfee, foi encontrado morto na tarde de hoje (23) na cadeia espanhola de Brians 2, localizada em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias