A Binance realizou no dia 29 de setembro um treinamento para investigadores e delegados da Polícia Civil do Estado de Goiás. O treinamento foi conduzido pela equipe de Inteligência e Investigações da exchange e faz parte dos contínuos esforços da empresa para ampliar o conhecimento sobre a indústria blockchain e de criptomoedas.
Além disso, a Binance pretende contribuir para o fortalecimento das ações para prevenir, investigar e combater ilícitos financeiros envolvendo criptomoedas.
No evento, foram abordados os conceitos de blockchain e criptoativos, investigações envolvendo criptoativos, as políticas de AML (prevenção à lavagem de dinheiro) da Binance e os processos e ferramentas desenvolvidos pela empresa para colaboração com as autoridades no combate a crimes cibernéticos e financeiros.
A exchange já conduziu workshops semelhantes para investigadores da Polícia Federal em Brasília e para promotores e investigadores do Ministério Público do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de órgãos convidados.
Delegado da Polícia Civil de Goiás vê treinamento da Binance como importante no combate a crimes
Participando do evento da Binance, o delegado da Polícia Civil de Goiás, Vytautas Fabiano Silva Zumas, também mestre em Blockchain e Criptoativos, elogiou a ação de treinamento da corretora.
“A descentralização inerente ao mercado de criptoativos exige do investigador conhecimentos específicos nem sempre encontrados com facilidade. Ações proativas de empresas do ecossistema, como a do treinamento em questão, encurtam o caminho na busca por tais conhecimentos e permitem maior eficiência na repressão de crimes graves e complexos, como a lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e financiamento ao terrorismo”.
Este não é o primeiro treinamento da corretora com setores públicos no Brasil, que já ocorreu em outros estados antes.
“A colaboração entre os setores público e privado é essencial não só para o sadio desenvolvimento do ecossistema cripto mas também para o sucesso de investigações envolvendo criptoativos. Esta iniciativa da Binance tem por objetivo a troca de conhecimentos e experiências, bem como a capacitação de policiais operantes nas áreas de repressão aos crimes cibernéticos, financeiros, exploração sexual infantil e outros crimes correlatos com aspecto financeiro, sempre em busca do aprimoramento e alinhamento de atuação da polícia judiciária no Brasil e no mundo“, comenta Renato Bastos, especialista em investigações da Binance e ex-servidor do Ministério Público do Rio de Janeiro, que liderou o treinamento em Goiás.
Programa de treinamento já capacitou mais de 100 autoridades pelo mundo
Em 2022, a Binance lançou o Programa Global de Treinamento de Aplicação da Lei, com o intuito de ajudar autoridades a combater crimes e ilícitos financeiros envolvendo criptomoedas.
Somente no primeiro semestre deste ano, a equipe de Inteligência e Investigações da exchange já realizou mais de 60 treinamentos presenciais a autoridades em todo o mundo, somando a outros 70 conduzidos no ano passado.
Também respondeu a mais de 40 mil pedidos de informações de autoridades entre janeiro e setembro de 2023, em acréscimo a outros 50 mil pedidos respondidos por essa mesma equipe em 2022.