Polícia da Ucrânia prende criminosos que lavavam dinheiro de criptomoedas roubadas

O grupo era especializado em lavar dinheiro de criptomoedas obtidas em atividades criminosas, como ataque da ransomware. 20 corretoras eram utilizadas no processo. A Binance ajudou na investigação.

Siga no

Existem diferentes tipos de golpes na internet que envolvem as criptomoedas. Quase todos possuem algo em comum: Eles precisam utilizar algum serviço para conseguir movimentar e lavar as moedas que são obtidas de forma ilícita.

A polícia da Ucrânia acabou de realizar uma importante série de prisões contra uma gangue que utilizava corretoras de criptomoedas para lavar o dinheiro de muitos tipos de ataques.

As autoridades do país europeu anunciaram hoje a prisão de uma gangue de cibercriminosos que administravam cerca de 20 corretoras. Essas corretoras foram utilizadas para lavar mais de US$ 42 milhões em fundos adquiridos através de golpes de Ransomware por diferentes grupos.

A prisão foi realizada em junho desse ano, mas as informações e detalhes sobre a prisão foram divulgadas apenas agora. A notícia foi publicada em uma publicação conjunta entre Polícia da Ucrânia e a Binance.

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo teve papel importante na identificação desses criminosos, já que a corretora, através de análise de dados, conseguiu determinar diferentes transações suspeitas feitas em sua plataforma.

Segundo as autoridades o grupo de administradores de corretoras contava com apenas 3 pessoas e estava atuando desde 2018 na região de Poltava. O grupo publicava propagandas sobre os seus serviços em sites não listados e mercados negros da internet.

Entre os serviços, as corretoras afirmavam que conseguiam lavar criptomoedas obtidas em atividades criminosas em dinheiro fiduciário. Vários grupos que atuavam com ataques de Ransomware utilizaram algumas das 20 corretoras suspeitas.

Prisões foram resultado do projeto “Bulletproof Exchangers”

Como notado pelo site ZDnet essas prisões são frutos de um projeto chamado Bulletproof Exchanger, uma ação interna da Binance que começou ainda esse ano.

A ideia do projeto é conseguir identificar centros de atividades suspeitas dentro do ecossistema do criptomercado, além identificar os operadores desses centros e ajudar as autoridades a prender os criminosos.

De acordo com o site, o time de segurança da Binance disse em e-mail que:

“O Bulletproof Exchangers é um termo geral usado internamente para se referir a serviços de exchange de risco que podem estar servindo como um ponto de saída para atividades criminosas, como o caso do ransomware.”

A corretora agora está focada nesse tipo de pesquisa, considerando que esse tipo de serviço de lavagem de dinheiro é um pilar importante para todas as atividades criminosas. O Bulletproof Exchangers vai continuar em operação no futuro e é possível que leve à prisão de outros operadores de serviços ilegais dentro do criptomercado.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Ethereum se prepara para se tornar um ativo deflacionário

Os desenvolvedores da plataforma Ethereum aprovaram uma das maiores mudanças na rede desde sua criação em 2015, uma mudança que poderia elevar o preço...
IRS. Imagem: Youtube

Receita Federal dos EUA fecha cerco contra investidores em criptomoedas

A Receita Federal dos Estados Unidos (IRS) está intensificando esforços para detectar fraudes e evasão fiscal com criptomoedas. A agência tributária lançou um programa...

Banco Central da França considera XRP como base para o euro digital

De acordo com um relatório da CPA Australia, o Banco Central da França está considerando a XRP como uma possível plataforma para o euro...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Receita Federal dos EUA fecha cerco contra investidores em criptomoedas

A Receita Federal dos Estados Unidos (IRS) está intensificando esforços para detectar fraudes e evasão fiscal com criptomoedas. A agência tributária lançou um programa...

Banco Central da França considera XRP como base para o euro digital

De acordo com um relatório da CPA Australia, o Banco Central da França está considerando a XRP como uma possível plataforma para o euro...

Magnata norueguês do petróleo investe R$ 331 milhões em Bitcoin

Kjell Inge Rokke, um bilionário norueguês e magnata do petróleo publicou um comunicado fortemente a favor do Bitcoin, apostando na criptomoeda como a melhor...

Bitcoin volta a subir após EUA aprovar pacote de estimulo de US $ 1,9 trilhão

Depois de vários dias em queda, o Bitcoin voltou a ser negociado acima de US $ 50 mil neste domingo (7). A moeda digital...

Cardano e proteção de animais silvestres

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool pra receber uma renda passiva. Resumindo, você está interessado em...