Polícia derruba golpe da falsa mineração de bitcoin no Brasil

Polícia de São Paulo deflagrou operação contra golpistas que prometiam lucros associados a mineração de criptomoedas, mas que fraudavam investidores.

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação em vários estados para acabar com um golpe da falsa mineração de bitcoin que estava roubando investidores do Brasil.

Só uma das vítimas da quadrilha teria investido 300 mil reais para obter lucros com mineração, perdendo tudo.

Em Santa Catarina, o CyberGAECO do Ministério Público deu apoio para as operações, prendendo suspeitos em Florianópolis e Palhoça. A polícia civil de São Paulo não divulgou muitas informações sobre a nova operação, ocorrida na última terça-feira (26).

Golpe da falsa mineração de bitcoin é alvo de nova operação da polícia civil de São Paulo

De acordo com informações do MPSC, que participou das operações, o CyberGAECO, unidade especializada em investigações de crimes cibernéticos, prestou apoio à Polícia Civil de São Paulo no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses.

As ações envolvem suposto combate ao crime de estelionato na comercialização de criptomoedas.

As investigações apontaram que um dos investigados teria indicado à vítima um negócio de investimentos em criptomoedas, consistente em rendas obtidas por meio da mineração de bitcoins.

A vítima, acreditando ser um bom investimento, aplicou o valor total de R$ 341.456,45. No entanto, quando desejou resgatar seus supostos investimentos, não obteve êxito, sob diversas justificativas utilizadas pelos agentes investigados.

Os mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na cidade de Barueri, em São Paulo. Lá foram cumpridos dois mandados. Em Santa Catarina, o CyberGAECO, com apoio da Delegacia de Combate a Estelionatos (PCSC), cumpriu sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco deles em Palhoça e dois em Florianópolis.

O que é a mineração de bitcoin?

Um golpe de mineração de bitcoin é um esquema fraudulento onde os criminosos tentam enganar as vítimas para acreditarem que estão investindo na atividade legítima, quando na realidade estão sendo ludibriadas.

É importante notar que a mineração de bitcoin legítima envolve a compra de hardware especializado, altos custos de eletricidade e um conhecimento significativo sobre o funcionamento da rede.

Os golpes de mineração de bitcoin falsos exploram a falta de compreensão das pessoas sobre esse processo e prometem lucros fáceis, o que é tipicamente um sinal de alerta de fraude.

Para evitar cair em golpes no mercado de criptomoedas, é fundamental realizar uma pesquisa aprofundada sobre qualquer empresa ou oportunidade de investimento antes de enviar dinheiro. Além disso, desconfie de promessas de lucros garantidos e altos retornos, pois esses são indicativos comuns de golpes.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias