Polícia Federal prende líder da Gas Consultoria

Agente da PF afirma que operação é "maior que a lava-jato".

Siga no
Polícia Federal no Rio de Janeiro
Sede Polícia Federal no Rio de Janeiro

A Polícia Federal efetuou a prisão do líder da Gas Consultoria, Glaidson Acácio dos Santos, após investigações que apontavam para um grande crime de pirâmide financeira sendo cometido com a imagem do Bitcoin, principalmente em Cabo Frio.

Nesta quarta-feira (25), a Operação Kriptos foi deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão, em uma casa de luxo no Rio de Janeiro, no bairro Itanhangá zona oeste da cidade. Em nota ao Livecoins, a PF deu mais detalhes sobre a operação.

“A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25/08), em conjunto com o GAECO/MPF e a Receita Federal, a Operação KRYPTOS, com objetivo de desarticular organização criminosa responsável por fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas.”

Com Glaidson, segundo o G1, foram apreendidos vários pertences como barras de ouro, dólar, euro e real em espécie. A operação acontece após a região dos Lagos no Rio de Janeiro ser alvo de uma força-tarefa que apurava as condutas de pelo menos dez empresas, que estariam prometendo lucros fixos com Bitcoin.

Um dos agentes que participaram da operação desta quarta chegou a ficar assustado com o volume dos itens encontrados e teria declarado que o esquema pode ser “maior que a lava-jato”.

Polícia Federal prende líder da Gas Consultoria e mais prisões estão sendo feitas

De acordo com a Polícia Federal do Rio de Janeiro, as investigações apontavam que a Gas Consultoria era uma empresa que operacionalizou um esquema ponzi, com ofertas irreais de investimentos com criptomoedas.

“Segundo a investigação, uma empresa, com sede na Região dos Lagos/RJ, é responsável pela operacionalização de um sistema de pirâmides financeiras ou “esquemas de ponzi”, calcado na efetiva oferta pública de contrato de investimento, sem prévio registro junto aos órgãos regulatórios, vinculado à especulação no mercado de criptomoedas, com a previsão de insustentável retorno financeiro sobre o valor investido.”

Funcionando há seis anos, o golpe teria causado prejuízos no mercado financeiro de bilhões, apontam as investigações da PF preliminares. Desse alto valor arrecadado, estima-se que 50% da soma tenha sido captada nos últimos 12 meses, ou seja, o golpe estava crescendo no mercado.

Na manhã desta quarta-feira (25), foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Distrito Federal. Além disso, foram expedidos sete mandados de prisão preventiva e mais dois de prisão temporária, cumpridos por 120 agentes da Polícia Federal brasileira.

Em nota, a PF informou que todos os mandados foram expedidos pela 3.ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, após operações da própria polícia, Ministério Público e Receita Federal.

Até 26 anos de prisão

A polícia federal estima que o líder da Gas Consultoria poderá pegar até 26 anos de prisão, caso seja condenado pelos crimes de gestão fraudulenta, emissão ilegal de valores sem registro prévio, organização criminosa e lavagem de capitais, que deverão ser respondidos pelos investigados.

Vale o destaque que a Gas Consultoria foi alvo de duas reportagens seguidas do Fantástico, nos últimos dois domingos, que mostraram vários esquemas de pirâmides financeiras na Região dos Lagos. No último domingo a reportagem já havia deixado claro que a empresa era investigada pela polícia federal, que deflagrou essa operação nesta quarta.

A Operação Kriptos foi batizada assim com origem de um termo grego, que significa “oculto” e cunhou o termo cripto.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Praia do Forte em Cabo Frio pirâmide com Bitcoin

Eagle Eyes, empresa do “Pastor do Bitcoin” em Cabo Frio suspende saques

A empresa Eagle Eyes, que operava com sede na cidade de Cabo Frio (RJ), é mais uma possível pirâmide usando a imagem das criptomoedas...

Segunda maior pool de Ethereum encerra atividades devido a restrições na China

A SparkPool, segunda maior pool de mineração de Ethereum, anunciou que encerrará suas atividades no dia 30 deste mês. Hoje a pool é responsável...

Empreendedores vs investidores, quem ganhou mais dinheiro com criptomoedas?

Qual será a melhor estratégia para ganhar dinheiro, investir direto em criptomoedas ou empreender em setores essenciais relacionados a elas? Neste artigo faremos um comparativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias