A criptomoeda Polkadot (DOT), basicamente, tem o intuito de conectar diferentes blockchains em uma única rede, ou seja, é um projeto multichain que possibilita que diferentes blockchains funcionem em harmonia conjuntamente.
É uma proposta considerada importante no mundo cripto e percebemos isso pela posição que esta moeda ocupa atualmente no coinmarketcap: décimo lugar com uma capitalização de mercado de US$20,947,303,678.
Apesar de já ser uma moeda reconhecidamente forte, a Polkadot ainda arquiteta algumas melhorias em sua rede. Recentemente, a equipe confirmou algumas novidades acerca de seus projetos, sendo que foi direcionado 993.286 DOT – o que equivale a múltiplos milhões de dólares- visando aprimorar o seu ecossistema.
Pioneers Prize
Para estimular a inovação em sua rede, a Polkadot propiciou uma proposta de recompensas que ficou conhecida como Pioneers Prize. Este programa se processa com uma série de desafios que são distribuídos em diferentes categorias, sendo que o objetivo final dessa proposta é atrair os melhores talentos.
O Pioneers Prize auxiliará a comunidade a promover boas soluções para os desafios que a Polkadot enfrenta em sua rede atualmente, ao mesmo passo que irá obter melhor direcionamento de seu fundo on-chain.
Atualmente, a Polkadot reconhece que os fundos on-chain ainda não tem o melhor proveito e direcionamento, tendo ainda dúvidas de como utilizá-lo da melhor forma.
Recentemente, a Polkadot pronunciou em seu twitter: “Nesta estreia histórica, os prêmios serão financiados de forma completamente descentralizada através do tesouro on-chain da Polkadot. O Pioneers Prize procura modelar como a comunidade pode alcançar maior agência ao direcionar fundos de tesouraria on-chain de maneiras novas e criativas.”
O prêmio dessa proposta de recompensa será supervisionado por um curador eleito e se espera que também estejam presentes os representantes do Conselho do Tesouro, Parity Technologies e Web3 Foundation, dentre outros parceiros externos.
Quanto ao ecossistema da Polkadot outro fato merece destaque: A Crypto Carbon Rankings Institute (CCRI) nomeou a Polkadot como a rede blockchain com menor consumo de eletricidade e emissões de carbono anual.
Nesse estudo da CCRI foram analisadas mais outras 5 grandes redes que fazem uso do mecanismo de consenso Proof-of-Stake (PoS), sendo elas a Solana, a Algorand, a Cardano, a Tezos e a Avalanche.
Esse é um assunto bastante polêmico e importante no universo das criptomoedas, uma vez que a mineração demanda de um alto nível de energia elétrica para ser realizada, o que de certa forma, pode acabar afetando o meio ambiente. Assim sendo, essa análise pela CCRI coloca a Polkadot em uma boa posição frente as pessoas mais ligadas a sustentabilidade.