Possível diretor da CVM destaca Bitcoin aquecido

O Senado Federal aprovou o nome do novo possível diretor da CVM no Brasil.

Siga no
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (Bitcoin, Criptomoedas, Investimentos, Pirâmides)
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil

Um possível novo diretor da CVM destaca que o Bitcoin atravessa um momento em 2020 bem aquecido e a autarquia está de olho. O caminho para a indicação ao cargo depende ainda de algumas etapas.

Para ser um diretor na Comissão de Valores Mobiliários no Brasil, um candidato é indicado ao Senado Federal. Por lá, ele deve ser aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Após a aprovação no CAE, segue para debate em plenário do Senado, e deve ter maioria dos votos. A votação para aprovar ou não o nome do advogado Alexandre Costa Rangel, de acordo com a Agência Senado, será na tarde dessa quarta-feira (21), às 16 horas.

Em entrevista ao Senado na última terça, Alexandre comentou sobre as criptomoedas.

Em sabatina no Senado Federal, possível novo diretor da CVM destaca o Bitcoin em bom momento em 2020

O Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009, com seu criador sendo desconhecido. Considerado a primeira moeda da internet, o Bitcoin teve um crescimento exponencial nos últimos anos.

Mesmo assim, como é uma moeda independente de governos, o Bitcoin não tem regulamentação em muitos países. No Brasil, por exemplo, o Banco Central do Brasil é quem deverá regulamentar o Bitcoin, pois é considerado uma moeda.

Mesmo com o BC sendo o responsável esperado pela regulamentação, alguns casos têm chegado até a CVM. Isso porque várias empresas surgem no Brasil ofertando investimentos relacionados com a moeda digital.

Desses negócios, vários infelizmente se provaram golpes com o tempo, usando o Bitcoin como desculpa para captar investidores. No mês de outubro a CVM até promoveu eventos sobre as criptomoedas para mostrar mais informações sobre esse mercado.

No entanto, um novo diretor da CVM está para ser escolhido e deverá ocupar o cargo por quatro anos. O nome indicado é o do advogado Alexandre Costa Rangel, que já trabalho na CVM como estagiário entre 2002 e 2004.

Em sua sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos, Alexandre foi indagado sobre o Bitcoin. Para ele, apenas em 2020, o Brasil registra um aumento de 70% dos investimentos em criptoativos.

Senador que perguntou sobre criptoativos para Alexandre é defensor da blockchain no setor público

O advogado que pode ocupar o cargo de diretor da CVM foi perguntado sobre o Bitcoin pelo Senador Izalci Lucas (PSDB-DF). De acordo com a Agência Senado, Izalci questionou Alexandre sobre os riscos cibernéticos relacionados às criptomoedas, como o Bitcoin.

“Os criptoativos passam por um momento aquecido, só em 2020 tivemos acréscimo da ordem de 70% nesses investimentos. É uma forma ainda inicial [no Brasil], mas a CVM tem olhado com muita atenção para esses núcleos de responsabilidade e reforçado o dever de diligência imposto a esses prestadores de serviço brasileiros autorizados a funcionar. Há um controle historicamente muito bem exercido”, informou a Agência Senado sobre a resposta de Alexandre

Ao informar que o Bitcoin passa por um momento aquecido, Alexandre deixou claro a posição da CVM sobre o tema. A autarquia, ainda que não sendo a responsável pela regulamentação do setor, está de olho no assunto.

Vale o destaque que o senador Izalci é um defensor do uso da blockchain no setor público brasileiro. Além disso, apresentou recentemente um projeto de lei sobre a segurança cibernética, ou seja, entende do assunto.

Por fim, um projeto de Lei aumenta pena para golpes com Bitcoin e pirâmides financeiras foi proposto em agosto de 2020. Na ocasião, a Senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) propôs que a regulamentação das criptomoedas tramite com urgência no legislativo. Fica claro que o Senado tem interesse em regulamentar o Bitcoin e está acompanhando o caso.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Líder da pirâmide com Bitcoin, ArbCrypto, é preso em Minas

Um dos fundadores da empresa ArbCrypto - que atuava com arbitragem de criptomoedas - Alexandre Cesário Kwok, foi preso em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (25). Havia...
Queda Bitcoin

Bitcoin pode registrar maior queda semanal desde março de 2020

O preço do Bitcoin está em forte queda nesta sexta-feira (26). Com uma perda de 7% nas últimas 24 horas, o ativo digital está...
Tether-sera-emitido-na-rede-tron

Tether cria dólares do nada, igual ao Fed, diz Pompliano

Um processo contra a Tether e a corretora Bitfinex foi encerrado no inicio desta semana, de acordo com a decisão, empresa enganou clientes e o...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Bitcoin pode registrar maior queda semanal desde março de 2020

O preço do Bitcoin está em forte queda nesta sexta-feira (26). Com uma perda de 7% nas últimas 24 horas, o ativo digital está...

Tether cria dólares do nada, igual ao Fed, diz Pompliano

Um processo contra a Tether e a corretora Bitfinex foi encerrado no inicio desta semana, de acordo com a decisão, empresa enganou clientes e o...

Fundo em Dubai diz que vai trocar $ 750 milhões em Bitcoin por Cardano e Polkadot porque “bitcoin é inútil”

Com suposta sede em Dubai, o fundo FD7 Ventures anunciou na quinta-feira (26) que vai vender mais de US $ 750 milhões em Bitcoin...

Bitcoin não será um meio de troca global, diz Charlie Munger

Charlie Munger, parceiro de longa data do veterano investidor Warren Buffett e crítico do Bitcoin, atacou mais uma vez a criptomoeda. Durante uma entrevista...

Rumor: Elon Musk está sob investigação da SEC por causa de tweets sobre Dogecoin

O CEO da Tesla, Elon Musk, pode estar sendo investigado pela comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC) por causa de sua suposta...