Possível diretor da CVM destaca Bitcoin aquecido

O Senado Federal aprovou o nome do novo possível diretor da CVM no Brasil.

Siga no
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (Bitcoin, Criptomoedas, Investimentos, Pirâmides)
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil

Um possível novo diretor da CVM destaca que o Bitcoin atravessa um momento em 2020 bem aquecido e a autarquia está de olho. O caminho para a indicação ao cargo depende ainda de algumas etapas.

Para ser um diretor na Comissão de Valores Mobiliários no Brasil, um candidato é indicado ao Senado Federal. Por lá, ele deve ser aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Após a aprovação no CAE, segue para debate em plenário do Senado, e deve ter maioria dos votos. A votação para aprovar ou não o nome do advogado Alexandre Costa Rangel, de acordo com a Agência Senado, será na tarde dessa quarta-feira (21), às 16 horas.

Em entrevista ao Senado na última terça, Alexandre comentou sobre as criptomoedas.

Em sabatina no Senado Federal, possível novo diretor da CVM destaca o Bitcoin em bom momento em 2020

O Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009, com seu criador sendo desconhecido. Considerado a primeira moeda da internet, o Bitcoin teve um crescimento exponencial nos últimos anos.

Mesmo assim, como é uma moeda independente de governos, o Bitcoin não tem regulamentação em muitos países. No Brasil, por exemplo, o Banco Central do Brasil é quem deverá regulamentar o Bitcoin, pois é considerado uma moeda.

Mesmo com o BC sendo o responsável esperado pela regulamentação, alguns casos têm chegado até a CVM. Isso porque várias empresas surgem no Brasil ofertando investimentos relacionados com a moeda digital.

Desses negócios, vários infelizmente se provaram golpes com o tempo, usando o Bitcoin como desculpa para captar investidores. No mês de outubro a CVM até promoveu eventos sobre as criptomoedas para mostrar mais informações sobre esse mercado.

No entanto, um novo diretor da CVM está para ser escolhido e deverá ocupar o cargo por quatro anos. O nome indicado é o do advogado Alexandre Costa Rangel, que já trabalho na CVM como estagiário entre 2002 e 2004.

Em sua sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos, Alexandre foi indagado sobre o Bitcoin. Para ele, apenas em 2020, o Brasil registra um aumento de 70% dos investimentos em criptoativos.

Senador que perguntou sobre criptoativos para Alexandre é defensor da blockchain no setor público

O advogado que pode ocupar o cargo de diretor da CVM foi perguntado sobre o Bitcoin pelo Senador Izalci Lucas (PSDB-DF). De acordo com a Agência Senado, Izalci questionou Alexandre sobre os riscos cibernéticos relacionados às criptomoedas, como o Bitcoin.

“Os criptoativos passam por um momento aquecido, só em 2020 tivemos acréscimo da ordem de 70% nesses investimentos. É uma forma ainda inicial [no Brasil], mas a CVM tem olhado com muita atenção para esses núcleos de responsabilidade e reforçado o dever de diligência imposto a esses prestadores de serviço brasileiros autorizados a funcionar. Há um controle historicamente muito bem exercido”, informou a Agência Senado sobre a resposta de Alexandre

Ao informar que o Bitcoin passa por um momento aquecido, Alexandre deixou claro a posição da CVM sobre o tema. A autarquia, ainda que não sendo a responsável pela regulamentação do setor, está de olho no assunto.

Vale o destaque que o senador Izalci é um defensor do uso da blockchain no setor público brasileiro. Além disso, apresentou recentemente um projeto de lei sobre a segurança cibernética, ou seja, entende do assunto.

Por fim, um projeto de Lei aumenta pena para golpes com Bitcoin e pirâmides financeiras foi proposto em agosto de 2020. Na ocasião, a Senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) propôs que a regulamentação das criptomoedas tramite com urgência no legislativo. Fica claro que o Senado tem interesse em regulamentar o Bitcoin e está acompanhando o caso.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Cardano. Imagem: Abode Stock

Cardano dispara e bate recorde de preço enquanto Bitcoin cai

A criptomoeda Cardano (ADA) disparou neste sábado e bateu um novo recorde de preço, enquanto isso, o Bitcoin e a maioria das principais criptomoedas...
Elon Musk interpretando Wario. Imagem: Divulgação SNL.

Cocriador da Dogecoin chama Elon Musk de “vigarista egoísta”

Pouco tempo depois de Elon Musk afirmar que estava trabalhando com desenvolvedores da Dogecoin, o cocriador da criptomoeda meme, Jackson Palmer, apareceu no Twitter...
Criptomoeda Ethereum em destaque com outras criptomoedas ao seu redor rivais

Elon Musk vai comprar Ethereum?

“Eu acredito fortemente nas criptomoedas, mas elas não podem levar a um aumento massivo no uso de combustível fóssil, especialmente carvão”, disse Elon Musk,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias