Rendimento da poupança em 2020 foi o menor dos últimos dez anos

Investimento queridinho dos brasileiros está dando "prejuízos" e alcança menor rentabilidade da década.

Siga no

O rendimento da poupança, “investimento” preferido dos brasileiros, despencou em nos últimos dez anos. Enquanto isso, o Bitcoin valorizou 300% no ano de 2020, sendo o destaque de um estudo recente.

Nos últimos dez anos, mais brasileiros colocaram recursos na poupança. A aplicação costuma ficar em posse dos bancos, que remuneram as pessoas após a data de aniversário do depósito.

Considerada uma renda fixa no Brasil, a aplicação oferece “baixos riscos”, mas também não garante retorno. De acordo com levantamento do Poder360, a poupança hoje perde (feio) para a inflação do Brasil.

O rendimento da poupança em 2020, inclusive, foi o menor dos últimos dez anos, em plena crise sanitária e na economia.

Rendimento da poupança despenca em ano que brasileiros mais precisaram

O ano de 2020 foi um de enormes desafios para muitas pessoas no Brasil e no mundo. Ao atravessar tempos de isolamento social, devido à pandemia, muitos perderam seus empregos.

Reagindo ao momento, o governo pagou por alguns meses o chamado auxílio emergencial. Como estratégia para conter a crise, o Banco Central do Brasil diminuiu a taxa de juros oficial, a Selic.

Hoje, a Selic está na mínima histórica, com 2% ao ano.

Essa estratégia de redução da Selic para conter a crise afetou muito o mercado de renda fixa no Brasil. A poupança, por exemplo, acabou sendo uma das mais afetadas, apesar da confiança dos brasileiros no sistema.

Isso porque, a rentabilidade da poupança em 2020, de acordo com o Poder360, foi de R$ 23,8 bilhões. Essa seria a menor marca da poupança desde 2010, prejudicando quem acreditou na caderneta em plena pandemia.

Em relação a 2019, quem manteve seu dinheiro na poupança perdeu 31,6% de rendimento. Apesar da queda da rentabilidade da poupança, 2020 foi o ano recorde de aplicações, ou seja, mais pessoas colocaram seu dinheiro na pior aplicação da década.

O rendimento da poupança em 2020 foi de 2,1%, segundo o estudo.

Poupança perdeu para Bitcoin, IBOVESPA e Inflação

A poupança perdeu, mas quem ganhou? A inflação é uma das vencedoras contra a poupança, que fechou 2020 em alta, medida pelo IPCA-15 de 4,23%.

Outra aplicação que ganhou da poupança, de maior risco, foi o IBOVESPA. Considerado o índice que reúne as principais ações da bolsa de valores brasileira, o IBOVESPA rendeu 2,9% no último ano.

O campeão de rentabilidade em 2020 acabou sendo o Bitcoin, segundo estudo do Poder360. De acordo levantamento, a criptomoeda teria rendido 418,7%, superando de longe quaisquer outras aplicações no país.

Como reserva de valor, a poupança brasileira se mostra um ativo ruim, principalmente com a manutenção da Selic na faixa atual. Apesar do valor estável, perder para a inflação é um sinal ruim, principalmente durante uma crise na economia e saúde.

Outras aplicações com maior rendimento foram ouro e dólar, com 55,9% e 29,2% respectivamente. O único a perder para a poupança no levantamento foi o IFIX, que é o índice de fundos de investimentos imobiliários, que perdeu 10,2% em 2020.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Pelé terá coleção NFT na plataforma Ethernity

Edison Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, é o mais famoso jogador de futebol da história e é um grande ícone para os...

Rothschild investe R$ 26 milhões em Ethereum

A Rothschild Investment adquiriu mais de 265.302 ações da Grayscale Ethereum Trust, marcando seu primeiro investimento em Ethereum, o ativo digital nativo da plataforma...

Banco central da Turquia proíbe uso de Bitcoin para pagamentos

O banco central (CBRT) da Turquia proibiu o uso de Bitcoin no país, alegando que as criptomoedas possuem riscos significativos devido a volatilidade, transações...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias