Rendimento da poupança em 2020 foi o menor dos últimos dez anos

Investimento queridinho dos brasileiros está dando "prejuízos" e alcança menor rentabilidade da década.

Siga no

O rendimento da poupança, “investimento” preferido dos brasileiros, despencou em nos últimos dez anos. Enquanto isso, o Bitcoin valorizou 300% no ano de 2020, sendo o destaque de um estudo recente.

Nos últimos dez anos, mais brasileiros colocaram recursos na poupança. A aplicação costuma ficar em posse dos bancos, que remuneram as pessoas após a data de aniversário do depósito.

Considerada uma renda fixa no Brasil, a aplicação oferece “baixos riscos”, mas também não garante retorno. De acordo com levantamento do Poder360, a poupança hoje perde (feio) para a inflação do Brasil.

O rendimento da poupança em 2020, inclusive, foi o menor dos últimos dez anos, em plena crise sanitária e na economia.

Rendimento da poupança despenca em ano que brasileiros mais precisaram

O ano de 2020 foi um de enormes desafios para muitas pessoas no Brasil e no mundo. Ao atravessar tempos de isolamento social, devido à pandemia, muitos perderam seus empregos.

Reagindo ao momento, o governo pagou por alguns meses o chamado auxílio emergencial. Como estratégia para conter a crise, o Banco Central do Brasil diminuiu a taxa de juros oficial, a Selic.

Hoje, a Selic está na mínima histórica, com 2% ao ano.

Essa estratégia de redução da Selic para conter a crise afetou muito o mercado de renda fixa no Brasil. A poupança, por exemplo, acabou sendo uma das mais afetadas, apesar da confiança dos brasileiros no sistema.

Isso porque, a rentabilidade da poupança em 2020, de acordo com o Poder360, foi de R$ 23,8 bilhões. Essa seria a menor marca da poupança desde 2010, prejudicando quem acreditou na caderneta em plena pandemia.

Em relação a 2019, quem manteve seu dinheiro na poupança perdeu 31,6% de rendimento. Apesar da queda da rentabilidade da poupança, 2020 foi o ano recorde de aplicações, ou seja, mais pessoas colocaram seu dinheiro na pior aplicação da década.

O rendimento da poupança em 2020 foi de 2,1%, segundo o estudo.

Poupança perdeu para Bitcoin, IBOVESPA e Inflação

A poupança perdeu, mas quem ganhou? A inflação é uma das vencedoras contra a poupança, que fechou 2020 em alta, medida pelo IPCA-15 de 4,23%.

Outra aplicação que ganhou da poupança, de maior risco, foi o IBOVESPA. Considerado o índice que reúne as principais ações da bolsa de valores brasileira, o IBOVESPA rendeu 2,9% no último ano.

O campeão de rentabilidade em 2020 acabou sendo o Bitcoin, segundo estudo do Poder360. De acordo levantamento, a criptomoeda teria rendido 418,7%, superando de longe quaisquer outras aplicações no país.

Como reserva de valor, a poupança brasileira se mostra um ativo ruim, principalmente com a manutenção da Selic na faixa atual. Apesar do valor estável, perder para a inflação é um sinal ruim, principalmente durante uma crise na economia e saúde.

Outras aplicações com maior rendimento foram ouro e dólar, com 55,9% e 29,2% respectivamente. O único a perder para a poupança no levantamento foi o IFIX, que é o índice de fundos de investimentos imobiliários, que perdeu 10,2% em 2020.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Roberto von der Osten, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT)

Bitcoin é inevitável, diz sindicalista da CUT

O sindicalista Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Sistema Financeiro (CONTRAF-CUT), Roberto von der Osten, disse em um programa de...

Axie Infinity não pagará mais jogadores iniciantes

Axie Infinity ainda é um dos grandes sucessos dos jogos blockchain, representando uma oportunidade para muitos conseguirem ganhar enquanto jogam. No entanto, novas mudanças...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

NASDAQ indica que ETF de Bitcoin pode ter sido aprovado, preço dispara

Os investidores de Bitcoin tem aguardado ansiosamente por uma possível aprovação de um ETF de Bitcoin, o que poderia fazer o preço do ativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias