Preocupações do Banco Central dos EUA com relação à criptomoeda do Facebook abalam preço do Bitcoin

Apesar do preço do Bitcoin ter sido abalado, a criptomoeda do Facebook é muito mais sensível à regulação do que o Bitcoin.

Siga no
Preocupações do FED com relação à Libra ameaçam os planos do Facebook e abalam o preço do Bitcoin
Imagem: Wikipedia

O Chairman do Federal Reserve (FED), Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, fez duros comentários com relação à Libra, a criptomoeda do Facebook, na Câmara dos Deputados nessa quarta-feira. Mostrou preocupação com o cumprimento da legislação.

“A libra levanta preocupações sérias em relação à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira. Essas são preocupações que devem ser abordadas completa e publicamente

— Jerome Powell, Chairman do Federal Reserve (FED)

Powell inclusive sugeriu que o desenvolvimento da criptomoeda do Facebook fosse interrompido até que o arcabouço regulatório estivesse pronto.

Regulação, Libra e Bitcoin

O preço do Bitcoin começa caindo 10% nessa quinta-feira. Apesar do preço do Bitcoin ter sido abalado, a criptomoeda do Facebook é muito mais sensível à regulação do que o Bitcoin.

As preocupações de Jerome Powell são válidas e dizem respeito a aplicação da Lei. Como o Facebook/Libra é uma empresa, deve seguir tudo o que a legislação exige, senão será impedido de operar.

Provavelmente a Libra irá funcionar como um banco, pois ele deverá cumprir com toda a legislação anti-terrorismo, anti-lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor, entre outros (como disse Powell).

Dessa forma, em breve o Facebook estará fazendo para você as mesmas perguntas que os bancos fazem. “Qual a fonte da sua renda?”, “Qual o seu rendimento anual?”, além de exigir muita documentação pessoal para utilizar a moeda (o famoso KYC no mundo das criptomoedas). Caso Facebook não cumpra com tudo o que for decidido pelo Congresso e Banco Central americano, simplesmente não irá operar.

Contudo, o mesmo não é verdade com relação ao bitcoin. O bitcoin, por ser um blockchain aberto e descentralizado, não pode ser impedido de funcionar. Ou seja, o bitcoin não pode ser desligado por governos por não cumprir a legislação.

Você pode hoje transferir bitcoin para qualquer pessoa do mundo, sem nenhum tipo de taxa adicional, imposto, envio de documentação ou comprovação de renda. Não será assim com a Libra do facebook.

E essa é a grande diferença entre o Bitcoin e qualquer outra criptomoeda lançada por uma empresa.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcello
Escreve sobre a tecnologia, blockchain, investimentos e notícias sobre criptomoedas. Certificado (CBP) pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4).

Minerador de criptomoedas é morto após tentar impedir roubo de equipamentos

A mineração de criptomoedas tem sido ponto de discussão e preocupações em diferentes países, mas em alguns lugares a situação ficou crítica. Na Abecásia,...
Faraó-dos-bitcoins-moisés

Tribunal nega liberdade para o “Faraó dos Bitcoins” e frustra clientes

A liberdade do Faraó dos Bitcoins era um evento aguardado pelos clientes da GAS Consultoria, mas o Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro...

Tom Brady dá 1 Bitcoin para fã devolver bola de Futebol Americano

Tom Brady é um dos maiores nomes da história da NFL e do Futebol Americano, recentemente ele bateu o recorde de ter feito 600...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias