O presidente da República Centro-Africana (CAR), Faustin-Archange Touadéra, anunciou no último domingo (9) a criação da memecoin do seu país.
Antes favorável publicamente apenas ao bitcoin, o presidente do país africano segue a ideia de Donald Trump, que chegou a criar uma memecoin sua, a $TRUMP.
Mas diferente de Trump, Touadéra criou a memecoin com a imagem do seu país, chamada de CAR. Inicialmente, muitos usuários do X (ex-Twitter) desconfiaram de conta hackeada, mas depois a nova memecoin “oficial” foi confirmada.
“Hoje estamos lançando a $CAR, um experimento criado para mostrar como algo tão simples como um meme pode unir as pessoas, ajudar o desenvolvimento nacional, e colocar a República Centro-Africana no palco mundial de um jeito único.”
Today, we are launching $CAR – an experiment designed to show how something as simple as a meme can unite people, support national development, and put the Central African Republic on the world stage in a unique way.
Contract: 7oBYdEhV4GkXC19ZfgAvXpJWp2Rn9pm1Bx2cVNxFpump
— Faustin-Archange Touadéra (@FA_Touadera) February 9, 2025
Vale o destaque que, depois de El Salvador, este foi o segundo país a adotar o bitcoin como moeda oficial.
Mais um presidente cria memecoin e comunidade vê lucro de insider
Apesar de a nova memecoin $CAR ter sua criação confirmada, tudo indica que ela não passou distante de apresentar um possível golpe, com a atuação de insiders.
No mercado financeiro tradicional, por exemplo, a prática de insider trading é um crime em vários países, como o Brasil. Mas em um ambiente de memecoins totalmente desregulado, a possível aposta de um usuário se tornou milionária em poucas horas.
De acordo com análise da LookOnChain sobre a CAR, uma carteira comprou 5 mil dólares de CAR em 1 segundo após a sua criação. Em poucas horas após a publicação do presidente, contudo, o valor das memecoins deste endereço já valiam mais de 12 milhões de dólares.
Apesar de não existir uma prova de que houve um trabalho de algum insider, a compra chamou atenção pela rapidez em se posicionar comprado, em um mercado que já tem mais de 20 mil memecoins.
Preço da criptomoeda meme da República Centro-Africana já despencou 90% desde a máxima
Apesar de ser uma criptomoeda ligada ao governo de um país, a $CAR chamou muita atenção dos investidores em pouco tempo. Mas a sua valorização não conseguiu se sustentar tanto assim.
Isso porque, desde a máxima cotação da memecoin no mercado, quando chegou a custar US$ 0,7757 por unidade, a moeda já despencou 90%. Ou seja, a maioria dos investidores podem estar em grave prejuízo com esta nova aventura governamental.
Vale lembrar que, independente da causa por trás de uma memecoin, este é um mercado altamente especulativo e que pode apresentar uma alta volatilidade. Desta forma, investidores devem se manter atentos e, se decidirem operar, proceder com cautela.