Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar no futuro

Também vale ressaltar que ele não fez distinção entre o Bitcoin e outras criptomoedas, ou seja, sua crítica serve também para a maior criptomoeda do mercado, o que com certeza não deve agradar os Bitcoiners que estavam apostando em uma visão mais justa por parte do presidente da SEC.

Siga no
Foto por: Evan Vucci /ASSOCIATED PRESS

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos positivo em relação aos ativos digitais, afirmando que as criptomoedas são uma classe de ativo altamente especulativa e que em muitos casos não existe nada dando suporte para um projeto além de que alguém vai querer comprar as moedas no futuro.

Em uma entrevista feita a vivo ao The Washington Post, Gensler falou sobre o criptomercado, acrescentando que o preço desses ativos digitais “podem cair dramaticamente ou podem subir dramaticamente.” 

Gensler comumente fala sobre o criptomercado, principalmente o Bitcoin, ora falando bem da moeda, mas ao mesmo tempo criticando os fundamentais do BTC, uma posição meio em cima do muro que já irritou algumas autoridades.

Durante a entrevista Gensler acrescentou que é importante que as inovações dentro do criptomercado nunca devem prejudicar a estabilidade do sistema atual.

“As inovações do criptomercado não devem prejudicar a estabilidade do sistema. Eu acredito que é melhor trazer o criptomercado para dentro da estrutura de políticas publicas e garantir que nós vamos conseguir alcançar objetivos públicos importantes.”

Valor intrínseco

Um dos comentários mais negativos em relação aos ativos digitais é justamente o fato de Gensler acreditar que não existe valor intrínseco real nas moedas digitais, sendo que a moeda só vale como ativo de especulação e que o valor vem do fato de alguém estar disposto a pagar por ela no futuro.

Basicamente, Gensler chamou as moedas digitais em um esquema Ponzi, mantido apenas por novos investidores.

Também vale ressaltar que ele não fez distinção entre o Bitcoin e outras criptomoedas, ou seja, sua crítica serve também para a maior criptomoeda do mercado, o que com certeza não deve agradar os Bitcoiners que estavam apostando em uma visão mais justa por parte do presidente da SEC.

Gensler também falou sobre a questão da autoridade da SEC em relação ao criptomercado, afirmando que o órgão regulador tem uma “grande autoridade” quando o assunto são as criptomoedas, principalmente aquelas que possuem atributos similares a um contrato de investimento, dando foco para as “plataformas de empréstimo”, o que pode incluir as plataformas DeFi.

“É bem provável que as plataformas de empréstimos possuem milhares de tokens e é bem possível que elas possuem nessas plataformas contratos de investimento em securites ou notas ou outro tipo de contrato que se encaixa na definição de security.”

Com isso, fica claro que Garry Gensler acredita que a SEC deve ter autoridade em cima do setor DeFi e plataformas de empréstimos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias