Gary Gensler, presidente da SEC, falou durante um painel no Aspen Security Forum sobre o criptomercado, principalmente defendendo o Bitcoin em relação aos seus “imitadores” e deixando claro que acredita que a tecnologia por trás da moeda é algo verdadeiramente inovador.
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA também afirmou que o Bitcoin é um “catalisador de uma verdadeira mudança.”
O discurso, com transcrição disponível no site oficial da SEC, teve como principal foco a segurança nacional. Gensler em sua posição dentro do mais importante órgão regulador financeiro dos EUA falou sobre o papel do mercado financeiro e de ferramentas de investimento na questão de segurança.
Durante o discurso, Gensler fez questão de dar credibilidade ao Bitcoin e a todo o “setor” que se desenvolveu a partir da criptomoeda, creditando Satoshi Nakamoto por ter criado uma tecnologia verdadeiramente inovadora.
“Nakamoto resolveu dois problemas que incomodavam criptógrafos e outros experts em tecnologia por quase duas décadas: A primeira, como movimentar algo de valor na internet sem um intermediário centralizado, e, também, como prevenir os gastos duplos de um token digital.”
Esse é um tipo de evento que exemplifica o quanto o criptomercado cresceu na última década. Temos Gary Gensler, presidente da SEC, defendendo o Bitcoin em um painel com o foco em segurança. m 2017 isso era algo inimaginável por vários investidores do criptomercado.
No entanto, como o evento tinha como foco a segurança nacional, em muitos momentos Gensler falou sobre como ele apoia uma regulamentação mais rigorosa para as criptomoedas, seja para companhias ou indivíduos que querem ajudar a construir uma economia em volta dessa nova tecnologia.
A favor da regulamentação e interessado na identidade de Satoshi Nakamoto
Entre suas falas sobre o Bitcoin e ETFs, Gensler se mostrou um apoiador da criptomoeda, mas ainda mais apoiador de um ambiente bem regulamentado para “evitar surpresas”.
Ele claramente apoiou que esse tipo de tecnologia e inovação não funciona sem a presença de uma infraestrutura pública controlada por leis e normas pelo estado.
Logo no começo de seu discurso o presidente da SEC afirmou que a história prova que é necessário a regulamentação para esse tipo de ambiente.
“Para aqueles que estão buscando e encorajando inovações no criptomercado, eu gostaria de notar que inovações financeiras pela história não sobreviveram por muito tempo fora das estruturas de política pública.”
Sendo assim, apesar de ser a favor do Bitcoin, ao contrário de outros nomes importantes do mercado financeiro, Gensler ainda tem a mente mais focada com o que estamos acostumados no setor governamental e tradicional, buscando o controle e regulamentação do Bitcoin.
Curiosamente, o presidente da SEC também deixou claro que a organização está muito interessada em descobrir quem é Satoshi Nakamoto e durante a sessão de perguntas e respostas ele pediu para que a plateia oferecesse informações sobre a identidade do criador do Bitcoin.