Presidente do FED diz que Bitcoin é substituto do ouro

"Powell disse que as criptomoedas não são lastreadas em nada."

Siga no

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), o mais importante regulador financeiro do país e um dos mais importantes do mundo, falou sobre o Bitcoin de uma forma que “entrou na história” da criptomoeda. Ele afirmou que o Bitcoin é um “substituto do ouro”, mesmo tentando criticar o ativo digital em relação ao dólar.

Nesta segunda-feira (22), Powell estava respondendo perguntas sobre os criptoativos durante um Webnar, quando afirmou que o Bitcoin não pode substituir o dólar, já que a moeda sofre com problemas de volatilidade e no fim, é muito mais um ativo especulativo do que uma reserva de valor.

“Os criptoativos são altamente voláteis – Veja o Bitcoin – e por isso não são muito uteis como uma reserva de valor. Eles não são lastreados por nada. Elas são muito mais um ativo de especulação”, disse Powell.

Ele então concluiu que, por isso, o Bitcoin é muito mais um substituto do ouro do que do dólar. 

“O Bitcoin é essencialmente um substituto do ouro e não do dólar.”

https://twitter.com/DocumentingBTC/status/1374012266996191240

Como é de se imaginar, a frase de Powell repercutiu no criptomercado por diferentes motivos. O primeiro é o simples fato de ele ter falado que o Bitcoin é, em essência, um substituto do ouro, o que é algo que ele não falaria há alguns anos atrás.

Ouro não é uma reserva de valor de acordo com o FED?

O outro ponto que chama a atenção é que, intencionalmente ou não, Powell disse que o ouro não é uma reserva de valor tão boa quanto o dólar. Ao falar que o Bitcoin não serve como um ativo de reserva de valor e que ele pode substituir o ouro, então temos o presidente do FED classificando os dois ativos como iguais.

Ou seja, em uma declaração de menos de 30 segundos, Powell se demonstrou muito contraditório. Falar que o ouro não é uma boa reserva de valor beira à loucura, sendo que o metal precioso é usado com esse objetivo por séculos e até hoje é um ativo armazenado por diferentes bancos centrais.

Isso indica que, o presidente do FED está tão ligado ao “passado” e confiante nas moedas fiduciárias que até mesmo esqueceu a qualidade de um dos ativos mais confiáveis da história.

Powell também foi criticado pela velha narrativa de que o Bitcoin não é seguro porque “não tem nenhum lastro”. No entanto, desde 1971, o Dólar também não possui mais lastro em nenhum outro ativo, sendo um sistema baseado na confiança.

“É bem irônico o Powell falando dos riscos do Bitcoin e como ele não é lastreado em nada, quando na verdade, o dólar saiu do padrão do ouro em 1971 e o FED já imprimiu mais de 6 trilhões só nesse ano.”

Presidente do FED não tem interesse no desenvolvimento de moeda digital de banco central

Na continuação do Webnar, também foi levantada a questão sobre as stablecoins e como elas podem ser utilizadas para uma base monetária diferente e mais prática no futuro.

Segundo Powell, não há “pressa” para desenvolver uma ideia do dólar digital e que, talvez, no futuro isso aconteça depois de muitos estudos e cuidados.

Enquanto isso, países asiáticos, principalmente a China, já estão avançados em seus projetos de moeda de banco central.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Ark Invest

Ark Invest vende ações chinesas e compra bitcoin

A Ark Invest está se livrando de ações chinesas em meio a uma liquidação generalizada que fez com que a maioria das ações chinesas...
LGPD no Brasil blockchain

LGPDJus: Aplicativo para requisições sobre proteção de dados usa blockchain

Na próxima sexta-feira (30), o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) lançará um novo aplicativo para a população do estado. Chamado de LGPDJus, a...
MasterCard e Bitcoin criptomoeda blockchain

Mastercard vai acelerar startups de criptomoedas em novo programa

As startups que empreendem no setor de criptomoedas e blockchain poderão encontrar na Mastercard mais uma parceira de aceleração. O programa da empresa foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias