Primeira negociação de bitcoin completa 12 anos, veja como foi e quanto valia

Ao contrário do que se pensa, a grande maioria das pessoas que conheceram o Bitcoin nesta época acabaram usando as suas moedas, como para comprar pizzas, deixando de ganhar bilhões de dólares.

Siga no

No dia 5 de outubro de 2009, a primeira negociação de Bitcoin era feita através da New Liberty Standart. Na época, o preço de 1 BTC era de apenas 0,00076392 dólar, bem menos que 1 centavo.

A cotação da época era baseada no custo da geração de novas moedas, todavia os usuários começaram a entender que uma maior demanda tornaria impossível manter o preço da moeda neste valor.

Exatos doze anos depois, o Bitcoin valorizou 65.866.163 vezes. Apesar disso, são poucas as pessoas que ainda não converteram as suas moedas.

A primeira negociação de bitcoin

Meses após o nascimento do Bitcoin, as pessoas estavam buscando maneiras de converter e precificar a criptomoeda em outras moedas. E foi usando o custo energético de mineração que a primeira negociação de BTC foi feita, há 12 anos.

Primeiras negociações de Bitcoin. Fonte: NewLibertyExchange
Primeiras negociações de Bitcoin. Fonte: NewLibertyExchange

Estes 1.309,03 BTC, que valiam 1 dólar em 2009, hoje valem 65 milhões de dólares. Uma valorização monstruosa que ninguém poderia prever na época, afinal o Bitcoin já estava próximo de completar um ano e sua adoção era bem pequena.

Outro early adopter, Sirius, ex-administrador do fórum Bitcointalk, também lembrou de sua primeira negociação, feita com o usuário NewLibertyStandard. Na época era possível comprar cerca 1.000 BTC por 1 dólar.

Embora as primeiras negociações tenham usado o custo de produção para estabelecer um preço, como no caso da venda de 5.005 BTC, de Sirius, por 50 dólares do usuário NewLibertyStandard, logo algumas pessoas, como o próprio NewLibertyStandard, começaram a perceber que esta ideia não seria sustentável:

“O problema de manter o preço ao custo de produção é que não há oferta suficiente para atender à demanda. Se o preço dos bitcoins for baseado neste mínimo e todos tentarem comprar 100 dólares em bitcoins, não haverá bitcoins suficientes para que todos possam obter quantos querem. Mas se o preço flutuar com base na demanda, o preço aumentará até que todos possam obter quantos dólares em bitcoins quiserem.”

O resto também é história

E então a negociação de Bitcoin começava a sua história. No ano seguinte, em 2010, exchange Mt.Gox foi fundada e por muito tempo dominou o volume de negociações, ajudando o bitcoin a dar os seus primeiros passos.

Ao contrário do que se pensa, a grande maioria das pessoas que conheceram o Bitcoin nesta época acabaram usando as suas moedas, como para comprar pizzas, deixando de ganhar bilhões de dólares.

Apesar da noção sobre oferta e demanda, quase ninguém daquela época imaginava que o Bitcoin pudesse ter tanta demanda e que depois de 12 anos seria adotado por um país, El Salvador, como uma moeda legal. Isso sem falar que estaria valendo mais de 50.000 dólares por unidade.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Líder da Gas Consultoria Bitcoin em pronunciamento

“Faraó dos Bitcoins” continua preso após audiência de habeas corpus ser adiada

Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó dos Bitcoins", continua preso e seu pedido de habeas corpus será analisado apenas na próxima semana. Os clientes mais...
TradingView

TradingView: Mercado animado após lançamento do ETF de Bitcoin

EFT de Futuros BITO animou o mercado nessa terça-feira, empurrando o bitcoin até os 65mil dólares. Quanto tempo pode durar esse otimismo? Confira os...

Facebook não pode gerenciar criptomoedas, diz Senado americano

No mesmo dia do lançamento de sua carteira da Novi, carteira digital do Facebook, cinco senadores dos EUA escreveram uma carta para Mark Zuckerberg,...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias