Programa de TV mostra estudo sobre criptomoedas que ganhou prêmio na Bahia

Prêmio na área de economia deixou pesquisador feliz pelo reconhecimento.

Siga no
Univerciência da TV UESB fala sobre estudo sobre criptomoedas
Univerciência fala sobre estudo sobre criptomoedas / Crédito: TV UESB

O programa Univerciência, produzido pela TV UESB, mostrou em sua segunda temporada um estudo sobre as criptomoedas que ganhou um prêmio na Bahia.

As criptomoedas são um tema relativamente novo no mundo, visto que o Bitcoin a primeira dessas moedas foi criada em 2009. Dessa forma, o assunto é alvo de estudos principalmente no campo da tecnologia, mas gradualmente tem se expandido para outras áreas.

Uma delas é a Economia, que já mostra interesse no assunto, principalmente agora que o Bitcoin é considerado uma moeda de curso legal em um país. Dessa forma, os estudos sobre o assunto deverão começar a chegar em mais campos de conhecimento e pesquisa no Brasil, país que tem demonstrado grande crescimento deste setor.

Estudo sobre criptomoedas que ganhou prêmio na Bahia ganha destaque em programa de TV

Com intenso potencial de causar mudanças na economia, o tema das criptomoedas foi alvo de uma pesquisa que resultou em uma monografia, escrita por Godson Santos Castro.

Em agosto de 2021, o estudante ganhou o Prêmio de Monografia Economista Jairo Simões, que escolhe as monografias que mais se destacam na Bahia. Esse evento é organizado pelo Corecon-BA, e serve como etapa classificatória do Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).

Sob a orientação do professor Gildásio Santana Júnior, Godson escreveu o estudo chamado “Criptomoedas: um estudo à luz do pensamento econômico monetário“.

Seu trabalho sobre as criptomoedas ficou na quinta colocação, mas Godson disse na época que foi muito importante ter esse reconhecimento.

“A construção da monografia foi um grande desafio, já que a discussão das criptomoedas era algo relativamente novo no campo da economia. A maior parte do material sobre esse tema estava em outra língua ou em outros campos de estudo, como no Direito e na Computação. Foi uma surpresa ter recebido o prêmio, já que, por eu ter escolhido um tema tão novo e que envolve muitos conhecimentos de outras áreas de estudo, eu achava que seria difícil se destacar como uma pesquisa de Economia. Esse prêmio foi um coroamento do trabalho e fico muito contente por ter esse reconhecimento”.

No último sábado (9), ele foi reconhecido no Univerciência, de acordo com o Estado da Bahia, que mostrou mais detalhes sobre o seu experimento com as criptomoedas sob a ótica da economia.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de ensino de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre universidades, institutos e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, das universidades e dos institutos na Internet.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias