Desenvolvedores do Bitcoin não estão saindo por falta de dinheiro

O problema pode ser maior que esse.

Siga no
Cubo com símbolo de bitcoin em um teclado de computador
Cubo com símbolo de bitcoin em um teclado de computador

Com alguns desenvolvedores do Bitcoin saindo do projeto nos últimos meses, algumas pessoas começaram a suspeitar que falta dinheiro.

Vale lembrar que o Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, com código aberto, sendo a tarefa de ajudar a construir esse ambiente muitas vezes não sendo remunerada. Isso certamente não impediu fortes avanços da tecnologia nos últimos anos, devido ao entusiasmo da comunidade com o potencial do projeto.

Mesmo assim, muitas empresas do mercado começaram a financiar programadores, para que estes trabalhassem em prol da evolução da moeda digital. Várias criptomoedas já tem programadores contratados por fundações que as administram, principalmente as mais centralizadas.

No caso do Bitcoin, o projeto tem sua construção mais na base do altruísmo que por incentivos econômicos.

Programadores de Bitcoin não estão saindo por falta de dinheiro, acredita dev do Core

O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, após criar a moeda digital abandonou o projeto com medo de ser descoberto por governos, fato que poderia colocar em risco sua vida com autoridades. Mesmo assim, como é uma moeda digital descentralizada, o Bitcoin seguiu evoluindo e atraindo novos programadores.

Mas nos últimos meses uma curiosidade tomou conta de alguns no mercado, que é a questão de que alguns desses profissionais dedicados ao longo dos últimos anos começarem a sair.

Na última semana, por exemplo, o desenvolvedor Samuel Dobson abandonou o cargo que tinha no Bitcoin Core, com a justificativa de precisar terminar seu PhD. Em outubro Jonas Schnelli já havia anunciado a saída, demonstrando temer a pressão de governos e órgãos reguladores contra programadores da moeda digital.

Além disso, segundo o “Cobra Bitcoin”, administrador do Bitcoin.org, a produção de programadores da moeda digital deu uma diminuída, mostrando que o projeto está sendo colocado em segundo plano pelos profissionais nos últimos meses, levando ele a questionar o que está acontecendo.

“Muitos desenvolvedores Bitcoin Core estão deixando o cargo ou reduzindo suas atividades recentemente. O que está acontecendo?”

Após a pergunta de Cobra, um usuário do Twitter disse que a relação de risco retorno com a programação do Bitcoin não é atrativa, sendo essa uma possível resposta para o problema. Ou seja, programadores do Bitcoin estão saindo por falta de dinheiro em relação ao risco que correm trabalhando no projeto.

Ao ver a discussão, o programador do Bitcoin Laanwj (@orionwl@x0f.org), respondeu que não é a falta de incentivos econômicos que está causando a saída dos profissionais do mercado, mas sim a pressão exercida contra eles pela mídia, governos, justiça, entre outros.

“Isto não se trata apenas de financiamento, pelo menos não para mim, não importa o quão entusiasmado você esteja com bitcoin, todos os ataques (na mídia, mídia social, processos judiciais por malucos, ameaças políticas reais e percebidas) apenas bagunçam você depois de um tempo”.

De qualquer forma, uma das explicações para os programadores estarem de saída está em alguma dessas repostas, mostrando que os desenvolvedores do Bitcoin deverão optar por permanecer anônimos em anos futuros, assim como o fez o criador da moeda.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Trader triste com seu investimento em shitcoins

Apesar da queda, Bitcoin está mais forte do que nunca, shitcoins começam a evaporar

Grandes correções do Bitcoin não são novidade, até então esta já é a sexta maior de sua história. Apesar das perdas, esse movimento é...
Panorama das Comissões do TV Senado

Senador defende a criação do Real digital no Brasil

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) defendeu a criação do Real digital no Brasil, moeda que deverá ocupar o lugar da moeda física. Os assuntos...
Cemitério do Bitcoin

“Bitcoin está com a morte anunciada”, diz professor da Unicamp

Um professor da Unicamp voltou a atacar o Bitcoin, dizendo que a moeda está com a morte anunciada, após a nova queda de preço. Fernando...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias