Investidores de bitcoin são psicopatas que não se importam com ninguém, diz estudo

O estudo chama atenção para os narcisistas, ou seja, pessoas que são egocêntricas. Sua ligação com criptomoedas estaria relacionada a sua confiança, o que faz com que estes tomem mais riscos na hora de investir.

Psicopata
Psicopata

Um estudo compartilhado pelo The Conversation aponta que psicopatas impulsivos gostam de criptomoedas. Segundo a página, pessoas com esta condição são mais resistentes ao estresse e à ansiedade, fazendo com que os mesmos arrisquem mais.

Indo além, o estudo também aponta outros três laços de personalidade destes investidores. São eles: narcisismo, maquiavelismo e sadismo, os quais são traduzidos em pensamentos positivos, crenças conspiratórias e medo de perder oportunidades.

Personalidades e sua ligação com criptomoedas. Fonte: The Conversation, traduzido pelo Livecoins.

Caso você queira realizar os testes, a página cita o Teste da Tríade Negra — que mede os níveis de narcisismo, maquiavelismo e psicopatia — e outro separado, o Teste de Sadismo, ambos em inglês.

Maquiavélicos… Ou ancaps

Iniciando o resumo, o estudo aponta que pessoas com traços maquiavélicos não estão interessadas em criptomoedas apenas pelo dinheiro. A principal razão deste grupo está relacionada a falta de confiança em seus governantes.

“Descobrimos que os maquiavélicos gostam de criptomoedas principalmente porque desconfiam de políticos e agências governamentais. Muitos apoiadores de criptomoedas acreditam que os governos são corruptos e as criptomoedas evitam a corrupção do governo.”

Empregando outro termo, os maquiavélicos seriam os anarcocapitalistas (ancaps) que lutam pela liberdade e acreditam que governos querem não apenas monitorar como também controlar as massas.

Narcisistas, “WAGMI”

Seguindo, o estudo chama atenção para os narcisistas, ou seja, pessoas que são egocêntricas. Sua ligação com criptomoedas estaria relacionada a sua confiança, o que faz com que estes tomem mais riscos na hora de investir.

“Descobrimos que narcisistas gostam das criptomoedas devido a sua grande fé no futuro e pela sua confiança em que suas próprias vidas melhorarão.”

Para quem frequenta redes sociais como Twitter, é fácil lembrar de todos aqueles tuítes cheios de siglas como “gm” (bom dia), “WAGMI” (nós vamos conseguir) e outros bordões munidos de confiança.

Psicopatas, os possíveis compradores de topos

Apontando a falta de emoção e empatia dos psicopatas, o estudo revela que este grupo é mais resistente ao estresse e à ansiedade. Desta forma, este grupo tende a correr mais riscos do que os demais.

“Descobrimos que psicopatas impulsivos gostam de criptomoedas porque eles temem perder as recompensas de investimento que outros estão tendo.”

A principal ligação está relacionada ao FOMO, sigla em inglês para Medo de Ficar de Fora. Em outras palavras, pessoas com psicopatia percebem que outros estão ganhando dinheiro e, sem hesitar, buscam seguir estes investimentos.

Sádicos, os trolls da internet

Por fim, o estudo aponta que os sádicos — pessoas agressivas e cruéis — também possuem interesse em criptomoedas. O motivo principal é o mesmo dos psicopatas: não perder uma oportunidade de investimento. Possivelmente você já viu algum deles dizendo “HFSP” (divirta-se continuando pobre) para algum nocoiner.

“À primeira vista, é improvável que a compra de criptomoedas prejudique os outros. No entanto, descobrimos que sádicos gostam de criptos porque eles também não querem perder as oportunidades de investimento. Para eles, talvez tanto o prazer de ver a dor do outro quanto o medo de ficar de fora estejam relacionados ao egoísmo.”

Apesar disso, o texto nota que o interesse dos sádicos e dos psicopatas sobre criptomoedas é menor que a dos outros dois grupos. A razão está ligada a falta de positividade, que acaba limitando seu apetite nesta categoria de investimento.

Finalizando, o estudo afirma que nem todas as pessoas que usam Bitcoin, ou outra criptomoeda, possuem algum destes traços de personalidade. De qualquer forma, quem convive neste meio consegue enxergar vários destes comportamentos tanto nos outros quanto em si.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias