Vladimir Putin diz que criptomoedas “têm valor” e “o direito de existir”

O líder russo falou sobre como os preços do gás e do petróleo continuam subindo em todo o mundo. E quando pressionado em suas visões sobre criptomoedas, ele afirmou que "tudo tem o direito de existir" - até mesmo as criptomoedas.

Siga no

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma declaração surpreendentemente positiva sobre as criptomoedas – alegando que o bitcoin tem o “direito de existir” – e acrescentou que um dia ele pode encontrar um nicho nas economias “como meio de acumulação”.

Putin acredita que as criptomoedas têm valor – mas ele não está convencido de que elas possam substituir o dólar americano na liquidação de transações de petróleo.

O presidente russo falou ao canal de notícias CNBC em uma entrevista sobre o tema de energia, cuja transcrição foi postada no site do Kremlin. Durante a entrevista, ele foi questionado sobre a possibilidade de usar criptomoedas como meio de pagamento nas negociações de exportação de petróleo.

Bitcoin como alternativa ao dólar

Questionado sobre se o bitcoin ou outra criptomoeda poderia ser usado como alternativa ao dólar, Putin disse que é “muito cedo para falar sobre o comércio de recursos de energia em criptomoedas”.

“Eu acredito que tem valor”, disse ele, “mas não acredito que possa ser usado no comércio de petróleo.”

“A criptomoeda ainda não tem suporte de nada”, disse Putin. “Pode existir como meio de pagamento, mas acho que é muito cedo para falar sobre o comércio de petróleo em criptomoedas.”

Direito de existir

O líder russo falou sobre como os preços do gás e do petróleo continuam subindo em todo o mundo. E quando pressionado em suas visões sobre criptomoedas, ele afirmou que “tudo tem o direito de existir” – até mesmo as criptomoedas.

“Veremos até onde as criptomoedas irão. Talvez um dia elas também possam se tornar um meio de reserva de valor. Vamos ver como o mercado se desenvolve. É um pouco cedo para julgar as criptomoedas”.

Embora ele tenha afirmado que criptomoedas são “recursos eletrônicos” que “ainda não são apoiados por nada”, ele hesitou quando questionado se achava que as criptomoedas “não tinha valor”, respondendo:

“Criptomoedas têm valor. A questão aqui é apenas se elas podem ser usadas como uma unidade de conta na compra e venda de petróleo. É só disso que estou falando. Para comercialização de energia, é necessário utilizar unidades tradicionais [de pagamento], principalmente no caso dos hidrocarbonetos.”

Dólar

Putin não mediu palavras sobre a tentativa da Rússia de se afastar da dependência do dólar.

“Acredito que os EUA cometem um grande erro ao usar o dólar como instrumento de sanção”, disse ele. “Somos forçados. Não temos outra escolha a não ser passar para as transações em outras moedas”.

“Nesse sentido, podemos dizer que os Estados Unidos mordem a mão que os alimenta”, acrescentou Putin. “Este dólar é uma vantagem competitiva. É uma moeda de reserva universal, e os Estados Unidos hoje a usam para perseguir objetivos políticos”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias