Executar um node ou full node é basicamente se conectar à rede Bitcoin, mais comumente pelo Bitcoin Core, e agir como um validador de transações da blockchain. Os nodes agem como pontos de comunicação entre si em diversos lugares.
Para executar um node é necessário fazer uma cópia da blockchain inteira, o que leva alguns dias, mas pode ser feita uma cópia reduzida, onde se faz o download apenas dos blocos de um período mais recente.
Quais as vantagens de executar um node
Sem dúvida, a maior vantagem de executar um node é poder colaborar com o ecossistema do Bitcoin. No entanto, existem características essenciais de um nó da rede que valem a pena citar.
Privacidade
A blockchain do bitcoin é uma rede pseudoanônima, ou seja, mesmo que ela não forneça seu nome ou dados pessoais, ainda é possível ser rastreado por ela.
Entretanto, para quem roda o próprio node, é possível desfrutar do TOR, um software livre e de código aberto, que proporciona comunicação anônima e segura pela internet.
Usando o TOR não é possível saber que você está rodando um node, logo, anonimato total.
Soberania
Qualquer transação feita precisa passar pelo seu próprio node.
Com isso, você pode ter a segurança de que nenhuma Exchange utiliza uma rede “forkada”, ou seja, uma rede paralela, fora da usual ou da rede ideal.
Além disso, um node tem acesso a sua própria mempool (onde as transações aguardam confirmação) e pode ter certeza de que está transacionando na rede Bitcoin de fato.
Sendo assim, um nó da rede não precisa que um terceiro lhe dê a garantia de que seus bitcoins são verdadeiros, já que ele mesmo tem acesso a 100% a blockchain e sua segurança.
Própria custodia
Ao rodar o próprio node você não precisa “terceirizar” a confiança e, então, se torna seu próprio banco, sem depender de outros.
Você mesmo faz as transações e pode verificá-las se estão corretas. Isso acarreta em mais soberania e privacidade.
“Custo benefício de rodar um node é infinito. Privacidade é algo que custa caro hoje em dia. E eu não poupo tempo e dinheiro com a minha privacidade.”
A Lightning Network
A rede de micropagamentos do bitcoin, Lightning Network (LN), vem crescendo esse ano. Além disso, está mais fácil de usá-la. O caso de El Salvador também pode ser um impulso para a rede crescer mais ainda.
Em 14 de junho, a quantidade de bitcoins na rede Lightning ultrapassou 1.500 BTC, valendo mais de $60 milhões de dólares. Agora existem mais de 12.000 nós ativos na rede, todos conectados por mais de 50.000 canais.
Configurando um node Lightning
Para acessar a rede Bitcoin e configurar um canal Lightning de uma forma verdadeiramente descentralizada e sem custódia, você precisará executar seu próprio nó.
Você pode executar em um computador, baixando o Bitcoin Core para Windows, Mac ou Linux. Ou então, se preferir, pode montar um kit separado, onde poderá deixar rodando o dia todo sem usar muito espaço do seu computador – para isso será necessário usar um Raspberry Pi.
Um Raspberry Pi é o mesmo que executar em um computador maior, porém em uma placa pequena. A única diferença é que você precisará de um software específico para rodar o node.
Você pode programar sozinho ou usar um software de nó de bitcoin focado em Pi que oferecem suas próprias implementações do Bitcoin Core.
Alguns nós do Raspberry Pi, como o RaspiBlitz, oferecem uma ampla gama de recursos e opções de personalização.
O Umbrel, por outro lado, fornece um ambiente limitado e controlado que é muito mais fácil para um usuário iniciante configurar. É por isso que, para este guia, falaremos sobre como configurar um nó usando o Umbrel.
De acordo com o site do Umbrel, para ativar seu nó, você primeiro precisará de cerca de US$ 240 em peças: um Raspberry Pi 4, um drive de estado sólido (SSD) de 1 terabyte, um gabinete SSD, um microSD de 16 gigabytes ou maior, uma ethernet cabo e uma fonte de alimentação.
Depois de juntar todas as peças, conecte o Raspberry Pi ao SSD e ao roteador de Internet, depois pode baixar o software.
Primeiro, você terá que baixar Balena Etcher – um programa de código aberto para adicionar dados à cartões SD – e conectar o cartão micro SD em seu notebook. Em seguida, você precisará baixar o software Umbrel.
Siga as instruções no aplicativo Etcher para atualizar o software Umbrel no cartão SD. Feito isso, você pode transferir o cartão SD para o Raspberry Pi.
Quando o dispositivo Umbrel é carregado, você pode se conectar a ele do seu computador digitando Umbrel.local na barra de URL do navegador da Internet (se não aparecer, você pode precisar encontrar o endereço IP do seu nó usando o Angry IP Scanner).
Um guia passo a passo o guiará pelo processo de configuração de uma carteira Bitcoin. Certifique-se de escrever e salvar sua seed em um lugar seguro (essas palavras permitem que você acesse seus fundos).
Feito isso, está tudo configurado e você verá o painel do Umbrel. Agora você precisa fazer o download da blockchain.
Assim que os dados da blockchain estiverem baixados, você precisará transferir uma pequena quantidade de bitcoin para a carteira em seu node. Uma vez que está conectado à Internet, é uma carteira quente – portanto, é um pouco mais arriscada. (você também pode conectar seu nó a uma carteira de hardware, se por acaso tiver uma). No entanto, se conectar a uma carteira quente isso permitirá que você gaste bitcoin de seu node em casa, com seu telefone.
Abrindo um canal na Lightning
Feito tudo, seu node já estará conectado à rede Lightning, uma vez que o Umbrel configura uma em segundo plano. Mas para começar a enviar dinheiro por ele, você precisa abrir um canal.
Para abrir um canal, você clica na guia “Lightning” e selecione “abrir canal”. (Você também pode baixar um dos aplicativos Lightning na loja de aplicativos embutida em seu node e usá-lo no lugar).
Agora você precisa encontrar um endereço Lightning de um nó para se conectar. Você pode encontrá-los no Lightning explorer 1ML, como o endereço da Wallet of Satoshi. Em seguida, você precisa definir a quantidade de bitcoin que deseja colocar em seu canal e aproximadamente quanto deseja pagar.
Depois de configurar um canal, você se conecta à rede por meio desse canal. Isso significa que você pode enviar satoshis para qualquer outra pessoa na rede, desde que haja um caminho adequado de seu nó para o nó dele.
Após cerca de 30 minutos, seu canal estará aberto e você pode começar a enviar satoshis para qualquer pessoa pela rede Lightning de seu nó.
Conectando seu node Lightning no celular
O Umbrel oferece vários aplicativos de carteiras que usam a LN, você pode escolher qualquer uma, mas neste tutorial falarei da Zap.
Depois de baixar a Zap em seu celular, você precisa ir no painel do Umbrel e clicar em “connect wallet”, selecione a carteira que decidiu usar, nesse caso a Zap.
A pagina mostrará um QR Code, você escaneia o código dentro do aplicativo da Zap e ele conectará ao seu node. Uma vez conectado, o aplicativo mostra o saldo do seu node.
A Lightning Network tem um grande potencial de crescimento e, futuramente, será essencial ter o próprio node rodando. Fazendo isso você colabora com a rede, aumenta a segurança e garante que continuará havendo validação e que a rede continuará rodando, mesmo que todas as mineradoras do mundo sejam desligadas.
Fonte: The Block