Vídeo mostra manifestantes queimando caixa de Bitcoin em El Salvador

A união entre um país e o Bitcoin pode-se mostrar um grande desafio para ambos, enquanto a tendência mundial é tentar desacelerar o crescimento da criptomoeda, El Salvador a adotou.

Siga no
Protesto Bitcoin
Protesto Bitcoin

Cerca de uma semana após El Salvador ter adotado o Bitcoin como moeda de curso legal, milhares de manifestantes voltaram as ruas para protestar contra o governo enquanto o país celebrava o bicentenário de sua independência.

Segundo informações do jornal El Faro, o número de manifestantes pode ter chegado a 15.000 pessoas, outras fontes indicam 5.000, que protestavam contra o autoritarismo do presidente Nayib Bukele e diversos temas.

Entre as causas estavam a luta contra a violência contra as mulheres e a reforma da lei de carreira judicial, além de outros tópicos como racismo, aborto e, claro, sobrou para o Bitcoin.

Em suma, um manifestante comentou que é contra quase todas as decisões que este governo tomou.

Protesto em El Salvador
Protesto em El Salvador

Protesto em El Salvador
Protesto em El Salvador

Protesto em El Salvador
Protesto em El Salvador

Manifestantes queimam caixa de Bitcoin

No ponto de concentração final da manifestação, em uma praça no centro da capital, um caixa de conversão de Bitcoin foi depredado e então incendiado. Uma moto também foi incendiada, além de anúncios publicitários, alguns governamentais.

O presidente questionou os manifestantes, que se diziam pacíficos, através de seu Twitter:

“Dizem que o vandalismo foi feito por “pessoas infiltradas” porém fizeram vandalismo em TODAS as suas manifestações.”

O vandalismo foi fruto da insatisfação com a Lei do Bitcoin que autoriza obriga que os cidadãos e comerciantes aceitem a moeda em negociações. Alguns acreditam que a criptomoeda é usada por criminosos, como se o dólar não fosse.

Segundo um manifestante, a obrigatoriedade de aceitar Bitcoin vai contra os próprios princípios da criptomoeda, que é focada em liberdade, e que a carteira Chivo é exatamente o oposto disso, pois tem acesso a muitas informações pessoais dos usuários, segundo relatado pelo portal El Salvador.

O que diz o governo

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, participou da celebração do bicentenário da independência do país na noite de ontem, transmitido em cadeia nacional. Seu discurso reforçou o compromisso do governo em melhorar a vida da população através de vários projetos relacionados a leis e melhorias estruturais.

Em seu Twitter, Bukele questiona os manifestantes que o chamam de ditador, dizendo que eles não teriam o direito de protestar caso vivessem em uma ditadura. O presidente de El Salvador também lembrou que foi eleito de forma democrática.

“E a ditadura?”

A união entre um país e o Bitcoin pode-se mostrar um grande desafio para ambos, enquanto a tendência mundial é tentar desacelerar o crescimento da criptomoeda, El Salvador a adotou.

Em contrapartida, vemos questões ideológicas surgindo, com cidadãos questionando se esta união dará certo devido a natureza libertária do BTC, este que não depende de governos para existir.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias