Tokecardume ou Bitemoeda? – Vejas as questões sobre criptomoedas do concurso do Banco do Brasil

Você saberia responder as questões sobre Bitcoin?

Siga no
Fachada de agência do Banco do Brasil
Fachada de agência do Banco do Brasil

No último domingo (26), o concurso do Banco do Brasil foi aplicado em diversas cidades do Brasil, com várias questões sendo vistas sobre Bitcoin e sua tecnologia, a blockchain.

Organizado pela Fundação Cesgranrio, como havia publicado o Livecoins em junho de 2021, na matéria “Banco do Brasil considera Bitcoin como moeda em edital de concurso“, o edital estava com vagas em aberto para dois cargos de escriturário Comercial e Agente de Tecnologia, esse último exclusivo do Distrito Federal.

O concurso que foi de nível nacional atraiu pouco mais de 880 mil pessoas, considerando que 48% dos inscritos faltaram, segundo informações do portal Folha Dirigida. Para o cargo de escriturário foram disponibilizadas 4.480 vagas em todo o Brasil.

Dessa forma, o concurso contou com mais de 1,5 milhão de inscritos, entrando para a história como o maior concurso público do Brasil, que teve o Bitcoin como um tema.

Questões sobre Bitcoin

Com várias provas para os milhares de candidatos para o cargo Escriturário, o Banco do Brasil colocou o Bitcoin em quatro questões diferentes. Além da principal criptomoeda, foram citadas a tecnologia blockchain e a segunda maior moeda, Ethereum.

Dessa forma, em questões para lá de curiosas, os candidatos que conheciam sobre as criptomoedas podem ter marcado pelo menos um ponto. As provas continham 70 questões cada.

A primeira questão foi vista na Prova A para o cargo Escriturário Comercial, que colocava aos candidatos uma situação sobre uma investidora fictícia interessada no mercado de criptomoedas.

A mulher buscava compreender a diferença entre o Bitcoin e a blockchain, com cinco alternativas para escolha.

Concurso Banco do Brasil, questão 25 sobre Atualidades do Mercado Financeiro da Prova A para Escriturário
Concurso Banco do Brasil, questão 25 sobre Atualidades do Mercado Financeiro da Prova A para Escriturário/Reprodução

Segundo o gabarito divulgado na última segunda-feira (27), a resposta correta era a alternativa A. Mas a Prova B para o mesmo cargo trouxe uma versão diferente de questão, perguntando sobre a blockchain do Bitcoin e quem seriam os responsáveis por registrar informações nos blocos.

Concurso Banco do Brasil, questão 23 sobre Atualidades do Mercado Financeiro da Prova B para Escriturário
Concurso Banco do Brasil, questão 23 sobre Atualidades do Mercado Financeiro da Prova B para Escriturário/Reprodução

De acordo com o gabarito oficial, a resposta correta para essa questão era a alternativa B. Já a última versão para o Cargo Escriturário Comercial, a Prova C, teve como questão um caso sobre uma cliente chateada com o pagamento de taxas bancárias em suas transações.

Nessa situação hipotética, a cliente estaria considerando investir em criptomoedas. Assim, o candidato deveria escolher a opção que tinha o nome de duas moedas conhecidas e válidas para que a mulher fizesse sua escolha. Vale notar que a opção D seria a escolha correta pelo gabarito.

Concurso Banco do Brasil, questão 21 sobre Atualidades do Mercado Financeiro da Prova C para Escriturário
Concurso Banco do Brasil, questão 21 sobre Atualidades do Mercado Financeiro da Prova C para Escriturário/Reprodução

Questão para Escriturário Agente de Tecnologia citou Bitcoin, mas foco era outro

A última questão envolvendo o Bitcoin neste concurso do Banco do Brasil foi na prova para o Cargo Escriturário Agente de Tecnologia. Este cargo era exclusiva para o Distrito Federal. Nesta questão, a alternativa correta era a C, e questionava sobre um sistema do Banco Central do Brasil.

questão 22 sobre Atualidades do Mercado Financeiro da Prova para Agente de Tecnologia
Concurso Banco do Brasil, questão 22 sobre Atualidades do Mercado Financeiro da Prova para Agente de Tecnologia/Reprodução

Vale notar que a presença do Bitcoin no concurso com maior número de inscritos do Brasil é um marco importante para a moeda digital. Isso porque ganhou visibilidade entre pessoas que disputavam vagas em um banco público nacional.

Por fim, a Caixa Econômica Federal também colocou o Bitcoin no edital, para um concurso que terá suas provas em breve.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias