Alguém acaba de enviar R$ 174 mil em Bitcoin para um endereço que faz parte de um golpe

"Infelizmente você baixou uma carteira falsa e seus bitcoins agora estão na posse do hacker."

Siga no
Golpe e Fraude com Bitcoin
Golpe e Fraude com Bitcoin

Um endereço identificado como parte de um golpe acaba de receber 2,042 bitcoins. Isso quer dizer que algum infeliz caiu em um golpe e perdeu 32 mil dólares, ou R$ 174.809,60 na conversão.

O endereço (bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59) faz parte de um golpe de malware que faz vítimas desde maio de 2019 e já conseguiu roubar pelo menos $ 1 milhão, de acordo com dados da blockchain.

De acordo com diversos relatos de vitimas do golpe, um malware instalado no computador altera a carteira de destino no momento que a vitima tenta transferir os bitcoins. Ou seja, quando a vítima tem o computador infectado, assim que ela copia um endereço de bitcoin o malware altera ainda na área de transferência, portanto, quando a vitima cola o endereço achando que está enviando fundos para o local correto, o valor é enviado para os criadores do malware.

Por isso é sempre recomendado que se confira todos os caracteres do endereço de Bitcoin antes de confirmar uma transação. Não existe estorno em transações com a moeda digital, não é possível reverter uma transação.

O endereço também foi notado em carteiras Electrum falsas, o dono do endereço criou sites parecidos com a carteira oficial e promoveu na internet, levando usuários ao erro.

Usuários que baixaram a carteira falsa acreditando que se tratava da oficial acabaram enviando bitcoins para o golpista por trás do endereço.

bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59 SCAM
bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59 SCAM

Para enganar as vítimas, os golpistas enviam e-mails com falsas atualizações e até mesmo promovem o site falso no Google.

“Caros amigos, eu transferi uma quantia da minha carteira Electrum para Electrum 4.0.O relatório diz que o destino é bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59. Mas esse não é o alvo que eu pretendia!” Diz uma das vítimas na internet para logo em seguida ouvir a dura verdade:

“Não existe uma versão 4 da Electrum. Infelizmente você baixou uma carteira falsa e seus bitcoins agora estão na posse do hacker.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias