Alguém acaba de enviar R$ 174 mil em Bitcoin para um endereço que faz parte de um golpe

"Infelizmente você baixou uma carteira falsa e seus bitcoins agora estão na posse do hacker."

Siga no
Golpe e Fraude com Bitcoin
Golpe e Fraude com Bitcoin

Um endereço identificado como parte de um golpe acaba de receber 2,042 bitcoins. Isso quer dizer que algum infeliz caiu em um golpe e perdeu 32 mil dólares, ou R$ 174.809,60 na conversão.

O endereço (bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59) faz parte de um golpe de malware que faz vítimas desde maio de 2019 e já conseguiu roubar pelo menos $ 1 milhão, de acordo com dados da blockchain.

De acordo com diversos relatos de vitimas do golpe, um malware instalado no computador altera a carteira de destino no momento que a vitima tenta transferir os bitcoins. Ou seja, quando a vítima tem o computador infectado, assim que ela copia um endereço de bitcoin o malware altera ainda na área de transferência, portanto, quando a vitima cola o endereço achando que está enviando fundos para o local correto, o valor é enviado para os criadores do malware.

Por isso é sempre recomendado que se confira todos os caracteres do endereço de Bitcoin antes de confirmar uma transação. Não existe estorno em transações com a moeda digital, não é possível reverter uma transação.

O endereço também foi notado em carteiras Electrum falsas, o dono do endereço criou sites parecidos com a carteira oficial e promoveu na internet, levando usuários ao erro.

Usuários que baixaram a carteira falsa acreditando que se tratava da oficial acabaram enviando bitcoins para o golpista por trás do endereço.

bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59 SCAM
bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59 SCAM

Para enganar as vítimas, os golpistas enviam e-mails com falsas atualizações e até mesmo promovem o site falso no Google.

“Caros amigos, eu transferi uma quantia da minha carteira Electrum para Electrum 4.0.O relatório diz que o destino é bc1qjg4ax2h7gff0wszjq0jzmv2gwzgtfluzrelf59. Mas esse não é o alvo que eu pretendia!” Diz uma das vítimas na internet para logo em seguida ouvir a dura verdade:

“Não existe uma versão 4 da Electrum. Infelizmente você baixou uma carteira falsa e seus bitcoins agora estão na posse do hacker.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
El Salvador BTC

Governo de El Salvador analisa permitir pagamento de salários com Bitcoin

Poucos dias depois de o Bitcoin se tornar moeda de curso legal em El Salvador, o governo do país agora estuda com pagar salários...
Várias criptomoedas perto de um carrinho de compra alternativas Ethereum Bitcoin Dogecoin Litecoin Monero

Bitcoin deixado como herança será divido por família no Distrito Federal

O Bitcoin é uma moeda digital, mas também um bem, sendo utilizado por muitas pessoas como reserva de valor. Em um processo de inventário...
Baleia do Bitcoin preço e cotação queda e alta

Baleias detém quase metade dos bitcoins já minerados

A última queda massiva no preço das criptomoedas acabou sendo uma boa oportunidade para as baleias, que agora detém quase a metade de todos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias