Google Brasil não deve indenizar usuário que perdeu R$ 23 milhões em bitcoin após ter e-mail hackeado, decide justiça

Mesmo após recorrer várias vezes, usuário que perdeu 79 bitcoins por ter e-mail hackeado perde apelação contra Google Brasil

Siga no
Bitcoins sendo iluminados dentro de carteira roubados encontrados
Bitcoins sendo iluminados dentro de carteira

Após um usuário do e-mail do Google ter 79 Bitcoins roubados, ele ingressou com um processo contra a Big Tech na justiça brasileira. Na ação, a vítima do roubo informou à justiça que deveria ser restituído por ter seu e-mail hackeado, ou seja, o Google teria culpa.

“Ação: indenização por danos materiais c/c compensação por danos morais, ajuizada pelo recorrente em face de GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA, em virtude de indevido acesso de conta de e-mail por “hackers”.

Após ter seu pedido negado na primeira instância do tribunal, o autor do processo apelou para o Superior Tribunal de Justiça. Em novembro de 2020, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, resolveu negar o pedido do trader de criptomoedas.

Votaram contra os ministros Paulo de Tarso Sanseverino, Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro, acompanhando a relatora Nancy Andrighi. Mesmo assim, ele voltou a pedir a apreciação do seu pedido no tribunal.

Mesmo após recorrer várias vezes, usuário que perdeu 79 bitcoins por ter e-mail hackeado perde apelação contra Google Brasil

Após o STJ negar o pedido do investidor de Bitcoin em novembro de 2020, o Ministério Público Federal deu vista ao processo e o autor voltou a se manifestar. Para isso, ele disse que os votos dos ministros do Superior Tribunal tinham omissões, e seu caso voltou a ser apreciado em maio de 2021.

O novo julgamento voltou a acontecer na última terça-feira (23), com a Terceira Turma voltando a analisar o instrumento. No pedido, fica claro que o homem perdeu, em 2017, 79 bitcoins, que equivalem a R$ 23 milhões hoje.

“Segundo narração inicial, a conta de e-mail junto ao recorrido foi invadida por terceiro, no dia 30/08/2017, o qual, na ocasião, transferiu 79.22579093 bitcoins da sua carteira de criptomoedas para uma carteira não identificada. Afirma, ademais, ter o hacker excluído todas as mensagens eletrônicas, as quais, não recuperou.”

Os recursos estavam no site “Blockchain.com”, uma carteira de Bitcoin web e o usuário alega que teve seu recurso de autenticação de dois fatores hackeado.

A relatora do STJ entendeu, contudo, que era descabida a alegação do autor do processo de que apenas com o e-mail sendo hackeado seus Bitcoins foram roubados, visto que eles ainda estavam armazenados em uma carteira, da qual o hacker deve ter obtido acesso.

Este caso mostra que guardar Bitcoin em um local sem a devida proteção, como corretoras ou carteiras que funcionam pela internet, é uma prática arriscada e que mesmo com proteção de dois fatores pode causar danos.

A publicação do STJ sobre a decisão aconteceu na última quinta-feira (25).

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Entenda o que é Smart Contract, a tecnologia que veio pra ficar!

Os produtos e serviços tradicionais estão sofrendo fortes mudanças decorrentes da transformação digital, criando instrumentos inteligentes para as empresas e nosso cotidiano. Carros autônomos, robôs...
Pedro Cerize, gestor de fundos brasileiro e sócio da Skopos

Gestor de fundos brasileiro critica CFA por incluir criptoativos em prova

Um famoso gestor de fundos brasileiro criticou a instituição responsável pela certificação Chartered Financial Analyst (CFA) por incluir criptoativos na prova. Como uma prova...
Símbolo do Bitcoin próximo do McDonalds

Queda do Bitcoin faz presidente de El Salvador postar foto como funcionário do McDonald’s,...

A queda do Bitcoin nos últimos dias afetou duramente o mercado, levando o presidente de El Salvador a postar uma foto usando "uniforme" do...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias