Ray Dalio diz que Bitcoin é “uma baita invenção”

Dalio disse que o Bitcoin é uma grande realização por ter conseguido alcançar o objetivo de se tornar um novo sistema de dinheiro através de um código.

Siga no
Ray Dalio

De 2017 até agora o Bitcoin passou por um de seus períodos mais interessantes, tendo grandes desenvolvimentos de preço e de estabilidade dentro do mercado, mostrando que está aqui para ficar. Nesse período, muitos que criticavam a moeda digital passaram a mudar de ideia e enxergar a moeda pelo que ela realmente é. Um dos antigos críticos da criptomoeda que está aos poucos se tornando um defensor é Ray Dalio, que afirmou que o “bitcoin é uma “baita invenção.”

Não apenas isso, mas ele também comparou o ativo como uma reserva de valor similar ao ouro e pode estar considerando as criptomoedas como uma proteção contra a inflação da moeda fiduciária.

Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, escreveu uma nota para os clientes de sua companhia falando sobre diferentes tipos de investimento e com certo foco na maior criptomoeda do mundo. A nota foi compartilhada com a Bloomberg, que teve a autorização para divulgá-la.

Dalio disse que o Bitcoin é uma grande realização por ter conseguido alcançar o objetivo de se tornar um novo sistema de dinheiro através de um código, além é claro de ter ganhado muita popularidade nos últimos anos.

“Ter inventado um novo tipo de dinheiro através de um sistema que é programado em um computador e que tem funcionado por cerca de 10 anos e está rapidamente se popularizando, tanto como dinheiro quanto uma reserva de valor, é uma realização impressionante.”

Outro ponto importante da nota é quando ele compara o Bitcoin a uma reserva de valor como o Bitcoin, algo que estamos precisando atualmente.

“Não existem muitos altivos alternativos como o ouro em um tempo que a necessidade deles está aumentando.”, escreveu Dalio.

A posição de Dalio não é completamente positiva, claro, afinal ele reconhece totalmente os riscos do Bitcoin, alertando que apesar de considerar o ativo com “capacidade de abalar o sistema financeiro tradicional” e “deixar os investidores ricos”, o futuro do Bitcoin é incerto.

“O Bitcoin é uma opção de longa duração em um futuro altamente desconhecido”, disse Dalio ao afirmar que investir na moeda é reconhecer o potencial de perder até 80% do seu investimento.

Apesar de ser uma posição relativamente morna, a posição de Dalio é uma ótima régua para determinar como o mercado vem mudando em relação ao ativo digital. No ano passado outro peso pesado do setor de fundos garantidores passou a apostar na moeda. Paul Tudor não apenas defendeu o Bitcoin como comprou uma grande quantidade da moeda. 

Com cada vez mais grandes nomes se animando para a ideia do Bitcoin, maior pode ser a demanda para o ativo digital e consequentemente maior pode ser o seu preço no futuro. No entanto, como o próprio Dalio afirmou, o futuro é altamente incerto.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Michael Burry: Bitcoin é uma bolha especulativa com mais riscos que oportunidades

Atualmente existem muitos touros do Bitcoin evangelizando a moeda digital como uma forma de reserva de valor e como o futuro do dinheiro. Alguns,...

NFT raro do ‘Homer Simpson Pepe’ é vendido por $ 1.7 milhão

No início de 2018, um leilão de Rare Pepes (NFTs colecionáveis de Pepe the Frog) foi realizado em Nova York durante o Rare Art Labs Digital Art Festival. Apesar...

Comércio de Bitcoin na China aumenta, apesar de ser banido

Em 2017, a China fechou corretoras locais de criptomoedas, sufocando um mercado especulativo que era responsável por grande parte do comércio global de criptomoedas....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

NFT raro do ‘Homer Simpson Pepe’ é vendido por $ 1.7 milhão

No início de 2018, um leilão de Rare Pepes (NFTs colecionáveis de Pepe the Frog) foi realizado em Nova York durante o Rare Art Labs Digital Art Festival. Apesar...

Comércio de Bitcoin na China aumenta, apesar de ser banido

Em 2017, a China fechou corretoras locais de criptomoedas, sufocando um mercado especulativo que era responsável por grande parte do comércio global de criptomoedas....

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Província da China vai banir mineração de Bitcoin por causa do impacto ambiental

A emissão de gases de carbono é uma grande preocupação atualmente, sendo classificado como o principal causador do efeito estufa e um dos motivos...