Receita divulga carta de serviços lembrando obrigação de declarar criptomoedas

RFB começa a preparar os brasileiros para o início das declarações, que começam em breve.

Siga no
Receita Federal do Brasil RFB
Receita Federal do Brasil RFB - Reprodução

A Receita Federal lançou na última terça-feira (16) uma carta de serviços que fala sobre bitcoin e outras criptomoedas. Assim, a autarquia começa a se preparar para receber as declarações dos contribuintes a partir do dia 1.º de março.

O governo está preocupado com a arrecadação de impostos no Brasil devido o desemprego e a inflação que assolam a população, além da questão sanitária.

Se preparando para começar a arrecadação, a RFB lançou uma carta lembrando sobre as obrigações de declaração. O chamado imposto de renda incide sobre proventos recebidos por contribuintes no Brasil ou no exterior, que tenham recebido rendimentos de alguma fonte do país.

Em 2021, a expectativa é que as declarações sejam entregues até o dia 30 de abril, caso o prazo não seja estendido, como em 2020, por conta da pandemia.

Receita Federal do Brasil começa a se preparar para arrecadações e fala de bitcoin em carta

Os brasileiros começam a se preparar para as declarações do IRPF 2021, que começa daqui a duas semanas. Investidores do mercado financeiro, inclusive, devem declarar seus rendimentos.

No entanto, quem investe em criptomoedas, como o bitcoin, por exemplo, também deve declarar. Considerada a primeira regulamentação do Brasil sobre a criptomoeda, a Receita Federal instituiu há dois anos a Instrução Normativa n.º 1888/2019.

A IN, que já começou a valer em agosto daquele ano, determina que traders de bitcoin declarem suas posses e rendimentos. Publicada ontem, a carta de serviços da Receita Federal voltou a falar sobre o Bitcoin, a moeda digital mais famosa, e outras mais.

“Os criptoativos são popularmente conhecidos como “moedas virtuais”, sendo o Bitcoin a mais famosa entre elas. Mas lembre-se! Criptoativos ou moedas virtuais não são somente Bitcoins. Declare as operações realizadas com qualquer criptoativo ou moeda virtual”, trecho da carta de serviços da RFB.

O documento lembra que pessoas físicas e jurídicas estão obrigadas a realizar declarações de criptoativos. Os prazos, inclusive, são os mesmos para empresas ou traders.

A exceção deste prazo são as corretoras de bitcoin que tributam no Brasil. Essas empresas devem declarar a movimentação de todos os seus usuários.

RFB afirma que serviço é gratuito para cidadão

A Receita Federal afirmou em sua carta que o serviço está disponível para toda população. Ou seja, para realizar a declaração do Imposto de Renda, não é necessário pagar, sendo considerado um serviço gratuito.

Ainda em vigor no Brasil, a IN n.º 1888/2019 deverá passar por uma reformulação nos próximos anos. A medida, anunciada no final de 2020, não deixou claro quais mudanças serão vistas.

Mesmo assim, desde agosto de 2019, quem não recolhe impostos sobre operações com criptomoedas pode estar sujeito a pagar multa. De acordo com a Instrução Normativa RFB n.º 1888/2019, se houver indícios da ocorrência de crimes, o caso pode ser encaminhado ao Ministério Público Federal.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
FMI

FMI pede que El Salvador deixe de usar bitcoin como moeda legal

O Fundo Monetário Internacional (FMI), "pediu" que El Salvador "mude de rumo" e pare de usar o Bitcoin como moeda legal, citando "grandes riscos"...
Homem mergulhando feliz após encontrar Bitcoin perdido

Se as pessoas achassem Bitcoin esquecidos ficariam felizes, diz jornalista da CNN Brasil

O Banco Central do Brasil lançou um sistema para encontrar valores esquecidos, mas para uma jornalista da CNN, se fosse com Bitcoin, as pessoas...
Donald Trump

Filho de Trump vai processar criadores da criptomoeda TrumpCoin

Embora a criptomoeda TrumpCoin (TRUMP) exista desde 2016, foi apenas agora, seis anos depois, que a família do ex-presidente dos EUA descobriu que uma...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias