Receita diz não ter data definida para regulamentar criptomoedas

“Como a Lei foi publicada no dia 12, a medida ainda está em estudo pela RFB. A lei será regulamentada, e não temos data para tanto. A Receita só irá comentar após a regulamentação.”

A equipe do Declarando Bitcoin entrou em contato com a RFB para perguntar sobre o andamento da regulamentação da Lei Nº 14.754, que inclui os ativos virtuais e as carteiras digitais no conjunto de aplicações financeiras que, quando situadas fora do país, estarão sujeitas a novas regras de declaração e tributação.

Segundo o § 3º do art. 3º da lei:

“O enquadramento de ativos virtuais e de carteiras digitais como aplicações financeiras no exterior constará da regulamentação da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda.”

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Nesse sentido, abordamos os principais pontos da lei que ainda estão em aberto e que geram as maiores dúvidas entre os investidores do nosso mercado.

Perguntas enviadas a RFB

  • De que forma a Receita Federal planeja regulamentar os ativos virtuais e as carteiras digitais?
  • Em que estágio atualmente se encontra o processo de regulamentação da Receita Federal para os ativos virtuais e as carteiras digitais, e há alguma previsão estabelecida para a conclusão desta regulamentação?
  • Quais critérios serão utilizados para definir que um ativo virtual está localizado no exterior?
  • Qual a definição das carteiras digitais que serão afetadas pelo Projeto de Lei e como será o tratamento dessas carteiras em termos de tributação?
  • Para fins tributários, será necessário realizar apurações distintas: uma seguindo as regras já vigentes para criptoativos custodiados no Brasil e outra de acordo com as novas regras para aqueles custodiados no exterior?
  • Com a inclusão do art. 44 no texto do projeto, as exchanges estrangeiras que operam no país serão obrigadas a reportar informações sobre as operações de seus clientes. Isso implicaria em uma alteração na IN 1888, de modo que os investidores precisarão declarar apenas aquelas operações realizadas fora de exchanges?
  • Alternativamente, se não temos ainda isso definido, uma declaração a respeito de como a Receita Federal está se preparando para isso ou ainda se visualiza prazo para tanto.

Resposta da Receita Federal

Em resposta, a assessoria de imprensa da Receita Federal declarou em nota:

“Como a Lei foi publicada no dia 12, a medida ainda está em estudo pela RFB. A lei será regulamentada, e não temos data para tanto. A Receita só irá comentar após a regulamentação.”

Por Ana Paula Rabello e Gabriel Rother Candido.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Ana Paula Rabello
Ana Paula Rabellohttps://www.declarandobitcoin.com.br/
Contadora, Perita Judicial e Especialista em Imposto de Renda
Comprar agora

Últimas notícias