A Receita Federal dos EUA (IRS, na sigla inglesa) começou a enviar cartas para diversos investidores de criptomoedas, mostrando seu interesse na coleta de impostos.
As cartas estão divididas em três variantes: 6173, 6174 e 6174-A. Enquanto uma é educativa, outra indica que pode haver erros nas declarações e a última é mais séria, apontando que o investidor não fez a declaração.
Nas redes sociais é possível encontrar vários exemplos dessas cartas, muitos investidores nem sequer sabem o que elas significam.
Investidores de criptomoedas na mira da Receita americana
Os relatos sobre essas cartas começaram a surgir em maio, mas cada vez mais investidores estão compartilhando a experiência nas redes sociais.
“Acabei de receber uma carta do IRS, mas ela é um pouco vaga. Basicamente, diz que eles sabem que eu tenho uma carteira e que talvez eu precise enviar uma declaração retificadora de um ou mais anos”, escreveu um usuário no Reddit, notando que não vendeu nenhuma criptomoeda nos últimos 7 anos.
Nos comentários, outros sugerem que a Receita coleta esses dados de corretoras, enviando cartas em massa para todos que possuam contas abertas.
“Quem mais recebeu uma carta do IRS sobre cripto hoje? Eu não fiz nada de errado, mas vou continuar ficando irritada toda vez que o governo me questionar enquanto eles mesmos não prestam contas de nada”, comentou uma investidora no X. “Eles disseram que sabem que eu tive contas com cripto e que talvez eu não saiba, mas preciso declarar as transações, e que, se eu tiver operações a reportar, devo enviar uma declaração retificadora, etc.”
Outro investidor estranhou tanto a carta que pensou que se tratava de um golpe.
“Recebi uma carta do IRS dizendo que eles acham que eu posso ter declarado menos do que devia sobre minhas criptos, mas não dão nenhuma informação sobre data ou valor… Isso é só uma tentativa de phishing?”, questionou um usuário no X.
Investidores estão recebendo três tipos diferentes de cartas
Como resposta, especialistas notaram que a Receita Federal dos EUA envia três tipos de cartas.
A primeira delas é a 6173. Essa seria a mais urgente, apontando que a Receita acredita que o contribuinte não declarou suas movimentações e precisa acertar as contas.
Já a 6174, possivelmente a mais enviada, trata-se de uma carta educativa, lembrando que os investidores precisam declarar suas movimentações. Portanto, não exige nenhuma ação.
Por fim, a 6174-A fica entre as duas anteriores. Em suma, significa que a Receita possui informações sobre erros nas declarações passadas e, portanto, recomenda-se revisão dos dados.
Para Clinton Donnelly, especialista em tributação sobre cripto nos EUA, essas cartas são uma forma de intimação.
“Continuo decepcionado e indignado com o uso das Cartas 6173 e 6174 pelo IRS contra pessoas que possuíram criptoativos em anos anteriores. Essas cartas parecem uma tática de intimidação, e aqui está o porquê.”
Como exemplo, Donnelly cita trechos como “sabemos que você possuía criptomoedas entre 2016 e 2020” e “assine e devolva uma declaração juramentada confirmando que suas declarações de imposto estavam corretas”.
Segundo o especialista, a Receita americana tem um prazo de três anos para auditar uma declaração. No entanto, não existe tempo limite para casos de fraude, motivo pelo qual eles podem estar tentando fazer com que o contribuinte se incrimine.
“Essa declaração juramentada (Jurat Statement) funciona como um depoimento formal — ou seja, se você assinar e, posteriormente, o IRS encontrar discrepâncias, você pode enfrentar sérias consequências legais.”
I continue to be dismayed and outraged by the IRS’s use of Letters 6173 and 6174 against crypto holders who owned digital assets in prior years. These letters feel like a harassment tactic, and here’s why.
These letters are being sent to crypto holders stating:
“We know you…
— Clinton Donnelly (@CryptoTaxFixer) March 18, 2025