Receita Federal vai tributar Bitcoin nos EUA

Movimento global começou!

Siga no
Bandeira Bitcoin e EUA
Bandeira Bitcoin e EUA

O ano de 2019 tem sido especial para o Bitcoin, uma vez que está sob os holofotes de governantes pelo mundo todo. Nos EUA, a Receita Federal (IRS) afirmou em recente documento que vai tributar o Bitcoin (BTC).

De fato os Estados Unidos é o país que possui a moeda que mais movimenta Bitcoin, sendo a potência de compra da moeda diariamente. De acordo com o Coinhills, nas últimas 24 horas mais que 70% dos BTCs comprados no mundo foram com Dólar.

O movimento de tributar Bitcoin, contudo, não acontecerá apenas na principal economia do mundo. No Brasil, a Receita Federal já tem trabalhado para colocar os traders de Bitcoin no caminho dos impostos sobre operações.

IRS vai começar a tributação do Bitcoin nos EUA

A Internal Revenue Service (IRS ou Receita Federal dos EUA), lançou na última semana um documento bombástico. No próximo ano a declaração do Imposto de Renda já poderá passar a exigir informações de moedas virtuais.

De acordo com um rascunho liberado pela IRS no último dia 6, o órgão passará a tributar Bitcoin já na próxima atualização. Cabe o destaque que como um rascunho, o documento não é definitivo, ou seja, há uma esperança que não passe a ser obrigatório a declaração.

Entretanto, a agência afirmou que os rascunhos contêm as diretrizes que serão incorporadas em breve. Além disso, o documento afirma que pode haver alterações antes do lançamento final, mas deixa claro que esta liberação já coloca os traders de sobreaviso.

A pergunta feita para detectar os compradores de Bitcoin, ou outras moedas digitais, virá com opções de Sim ou Não.

A qualquer momento durante 2019, você recebeu, vendeu, enviou, trocou ou adquiriu qualquer interesse financeiro em qualquer moeda virtual?

De acordo com a CNBC, alguns traders tem achado a nova ideia da IRS um tanto quanto confusa. Isso porque a Receita Federal dos EUA não deixa claro o real interesse em tributar o Bitcoin com uma pergunta simples. Além disso, um envio de Bitcoin entre carteiras é considerado uma transferência, mesmo que ambas as carteiras pertençam a uma mesma pessoa.

Coreia do Sul também está avaliando a tributação das criptomoedas

Seguindo o roteiro global de tributação de criptomoedas, a Coreia do Sul é outro país que está de olho no assunto. De acordo com o jornal local KoreiaTimes, o governo da Coreia do Sul quer cobrar impostos sobre ganhos de capital com Bitcoin.

Uma fonte de dentro do Ministério da Economia do país afirmou que há discussões em andamento. A medida ainda estaria mais atrasada do que em países como Brasil e EUA, que já definiram para o próximo ano algumas medidas relacionadas com criptomoedas.

As discussões ainda buscam entender o como as moedas virtuais se encaixarão perante a lei. Contudo, o KoreiaTimes afirmou que o governo quer tributar antes mesmo de passar uma lei sobre o assunto.

Na Coreia do Sul, entretanto, as novas políticas ainda estão em debate e poderão acontecer apenas para o próximo ano. Mesmo assim, o movimento global para tributar o Bitcoin já começou.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Governo da Ucrânia ensina bitcoin para população

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia criou uma campanha para ensinar  bitcoin, blockchain e criptomoedas para a população. Os vídeos foram desenvolvidos em...

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...
BCHA-51-attack

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

Últimas notícias

Impressora de dinheiro ligada: BC aumentou em quase 50% base monetária em 12 meses

O Banco Central do Brasil imprimiu muito dinheiro nos últimos doze meses, inflando a base monetária do país. De acordo com o BC houve...

Grupo anônimo de baleias lança ataque 51% contra fork do Bitcoin Cash

A rede da criptomoeda Bitcoin Cash ABC (BCHA), que surgiu no meio do mês como resultado de um hard fork do Bitcoin Cash, está...

30 bilionários possuem bitcoin, mas não falam sobre isso, revela milionário do Twitter

O multimilionário filantrópico Bill Pulte, apelidado de "Bitcoin Bill" após sua entrada no mercado de bitcoin em dezembro de 2019, afirmou em uma live...