Recuperação do mercado imobiliário pode ser bom para o Bitcoin

Em um cenário pós-crise, a compra de um imóvel é muito interessante para investidores que consideram reservas de valor nesse cenário.

Siga no
Mercado Imobiliário tem sido considerado reserva de valor nos últimos anos, assim como ouro e quem sabe Bitcoin
Mercado Imobiliário tem sido considerado reserva de valor nos últimos anos, assim como ouro e quem sabe Bitcoin

Nos últimos dias o governo brasileiro anunciou um plano ousado para aquecer o mercado imobiliário no país. Em uma eventual recuperação do mercado imobiliário no pós-crise, ativos como Bitcoin e ouro poderiam até ter um grande destaque.

De fato, o governo brasileiro já pensa em capitalizar tudo que for possível, com privatizações, como a famosa “vamos vender a porra do Banco do Brasil“, frase dita pelo ministro Paulo Guedes que fez as ações da companhia ganharem bom valor no pregão desta segunda (25) no B3. A BBAS3, por exemplo, ganhou 10% de valor na data.

Além disso, a venda de imóveis também está no radar, com antigas estruturas sendo tirados da gaveta. Com a MP 915/2019 tendo passado no Congresso, o governo de Bolsonaro deverá começar uma grande venda de imóveis que oneram a união. Com o setor imobiliário em destaque, o Bitcoin poderá ser um dos beneficiados pelo aquecimento da economia.

Monte de Bitcoin (BTC)
Monte de Bitcoin (BTC) – Reprodução/flickr

A recuperação do mercado imobiliário é normal após crises, ativos como ouro e Bitcoin poderiam se valorizar neste momento, aponta Forbes

Com o pós-crise sendo o foco neste momento de pandemia, investimentos já passam a ser avaliados com carinho. Isso porque, após o fim da crise, os ativos que funcionam como reserva de valor deverão ser os mais buscados.

Um investimento que tem sido tratado como reserva é o mercado imobiliário, que possui vários atrativos. De acordo com o analista Joseph Young, em artigo para a Forbes, uma crise é sempre seguida por aumento nos preços de imóveis.

Com o exemplo da década de 2000, caso os preços de imóveis cresçam forte, o Bitcoin e ouro podem ganhar tração. De fato, todos estes ativos podem ser considerados reserva de valor, que na visão de investidores, são as “cerejas do bolo” após uma crise indigesta.

Mão cheia de Bitcoin e Ouro
Mão cheia de Ouro e Bitcoin

Young estimou que o cenário de recuperação internacional deverá sofrer no segundo semestre de 2020. Com baixa demanda por imóveis, o momento ainda não é o ideal para o setor, e a crise ainda não tem data para acabar, com o coronavírus sendo o principal fator de cautela. Mas no longo prazo, faz sentido esperar um aquecimento do setor.

Taxas de juros baixas e estímulos do governo é momento que aquece mercado imobiliário

Cabe destaque que eventualmente um governo age para estimular a economia. Um dos estímulos é o da construção civil, que segundo várias teorias econômicas, impulsionam a recuperação de um país.

O Brasil já parece dar indícios de começar um movimento nesse sentido, principalmente com a MP aprovada recentemente no legislativo. No restante do mundo, o cenário deverá acontecer no médio prazo, destaca Young.

Entretanto, para que isso aconteça as taxas de juros devem ser baixas e os governantes devem dar estímulos para que a população se sinta motivada a comprar imóveis. Das últimas vezes que a técnica foi utilizada, deu certo, e este é um dos motivos que levam as pessoas a pensarem que imóveis são reservas de valor.

De acordo com o artigo da Forbes, o banco central dos Estados Unidos não está medindo esforços para sair da crise. Com a crise econômica de 2020 sendo uma das maiores dos últimos anos certamente o Fed irá se posicionar com estímulos. Já as taxas de juros, em mínimas histórias, fecham a questão que a construção civil deverá ser impulsionada em breve.

Construção civil pode ser impulsionada para eventual saída de crise econômica
Construção civil pode ser impulsionada para eventual saída de crise econômica

Há indícios de quê o ouro possua uma correlação positiva com o mercado imobiliário, e que em uma eventual recuperação, segundo Joseph Young, poderia também resgatar o Bitcoin.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bill Gates durante entrevista no aplicativo Clubhouse.

Bill Gates critica Bitcoin e deixa claro que não é fã da moeda digital

Na semana passada, o fundador da Microsoft, Bill Gates, animou o mercado de criptomoedas ao dizer que estava "neutro" em relação ao bitcoin. Na mesma...
Moeda Ethereum pegando fogo recorde

Ethereum é para ricos, mas em breve esses caras ficarão pobres, diz CEO da...

O CEO da Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo em termos de volume negociado, disse que não usa mais Ethereum. O empresário...

Cardano sobe 2600% em um ano e se torna a 3ª criptomoeda mais valiosa...

Apesar de o mercado de criptomoedas estar em queda desde segunda-feira (22), a Cardano valorizou 48% nos últimos 7 dias e se tornou a...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Ethereum é para ricos, mas em breve esses caras ficarão pobres, diz CEO da Binance

O CEO da Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo em termos de volume negociado, disse que não usa mais Ethereum. O empresário...

Cardano sobe 2600% em um ano e se torna a 3ª criptomoeda mais valiosa do mercado

Apesar de o mercado de criptomoedas estar em queda desde segunda-feira (22), a Cardano valorizou 48% nos últimos 7 dias e se tornou a...

Maioria dos mineradores de Ethereum aceitam proposta para reduzir taxas

A grande maioria dos mineradores de Ethereum não devem protestar contra a proposta EIP-1559, que diminui as taxas da rede e, consequentemente, diminui a...

‘Aprecie com moderação’: como gestoras de fundos de criptomoedas no Brasil veem valorização do bitcoin

A grande valorização recente experimentada pelo bitcoin — apesar da correção ocorrida nesta semana — novamente fez o mercado financeiro olhar mais profundamente para...

Líder da pirâmide com Bitcoin, ArbCrypto, é preso em Minas

Um dos fundadores da empresa ArbCrypto - que atuava com arbitragem de criptomoedas - Alexandre Cesário Kwok, foi preso em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (25). Havia...