Um homem de 27 anos, não identificado pelo seu nome, fez um refém em uma loja da Apple nesta terça-feira (22) em Amsterdã, exigindo 200 milhões de euros em criptomoedas para libertá-la.
Segundo informações do Dutch News, o crime teve início às 17h30 quando o homem fez um refém imediatamente após entrar na loja. A polícia estima que havia cerca de 70 pessoas na loja naquele momento, entretanto muitas delas conseguiram fugir, todavia, não havia informações se haviam outras escondidas no local.
No total, a situação durou cerca de cinco horas, acabando graças ao pensamento rápido do refém de 44 anos, também não identificado por seu nome, de origem britânica.
Ameaças por WhatsApp e explosivos
Uma hora e meia após o início do sequestro, às 17h01, o sequestrador começou a fazer contato com a AT5, emissora de TV local. Usando o WhatsApp, o homem enviou fotos e fez ameaças.
A primeira delas é uma selfie junto ao refém britânico de 44 anos. Como pode ser observado, há explosivos — ou imitação disso — amarrados em seu corpo. Junto a esta foto, o homem também enviou ameaças.
“Aqui fala o sequestrador, se a quantia não for enviada. É a vida desse homem e o sistema na sua consciência.”
Além desta, o homem também enviou duas fotos para a AT5, que informou rapidamente a polícia. As outras duas mostram o homem vestindo o que parece ser um colete anti-bomba. Já a terceira é uma foto aleatória da loja.
A esta altura, a polícia já conhecia a identidade do sequestrador, entretanto isso não significava muito. Afinal, como aponta Frank Paauw, chefe de polícia, o homem não largava o refém.
“O suspeito estava com uma arma apontada para seu refém o tempo todo e ameaçou se explodir.”
Refém esperto deu fim ao sequestro
Após quase cinco horas de negociações, o sequestrador pediu por água, entregue por um robô. Ingênuo, o sequestrador demandou que o refém saísse da loja para pegar a água, foi então que o refém teve pensamento rápido e saiu correndo.
Ao tentar alcançar a vítima, o sequestrador também abandonou a loja correndo atrás do mesmo. Foi então que a polícia entrou em ação e atropelou o sequestrador, não dando tempo para ele conseguir sequer atravessar a rua.
Após isso, a polícia enviou um robô para procurar por explosivos no corpo do criminoso, desacordado no meio da rua, nada foi encontrado.
Por fim, o Dutch News também nota que a polícia informou que o sequestrador estava pedindo 200 milhões de euros em criptomoedas, equivalente a 1,1 bilhão de reais.
O vídeo que mostra o sequestrador apontando uma arma para o refém na loja da Apple pode ser visto abaixo. No mesmo vídeo também pode ser visto o exato momento em que o sequestrador é atropelado.