Registro de nascimento em Blockchain

A tecnologia blockchain trouxe uma nova maneira de você provar quem diz ser

Siga no

Atualmente quando você precisa provar sua identidade, o processo é moroso. Você pega sua certidão de nascimento esquecida em alguma gaveta e espera que ela chegue bem em quem quer que seja que esteja pedindo por ela. No universo blockchain, este mesmo processo vai levar apenas alguns segundos.

Colocar algo tão sensível como uma certidão de nascimento on-line é arriscado, afinal, pode haver roubo de identidade com tantos hackers e até mesmo vazamento de dados em serviços centralizados. Agora, a Original My com a ajuda da Blockchain da Decred, está experimentando uma forma segura de colocar o controle desses dados nas mãos das pessoas.

Nesta quinta-feira (13), Emilion Mann, fundador e coordenador da comunidade brasileira da Decred, anunciou o primeiro registro do nascimento de uma criança realizado na Blockchain da Decred utilizando a plataforma Original My.

A ideia de usar blockchain é que a tecnologia permite acesso on-line apenas às pessoas proprietárias do ID, e quaisquer terceiros que tiverem permissão. Assim, a Original My está utilizando a blockchain da Decred para criar os registros do nascimento de uma criança.

“A Original My é uma empresa fundada em 2015 pelo CEO Edilson Osório Jr, que utiliza a blockchain para garantir a Autenticidade de Documentos em Cartório, Identidade na Blockchain, Autenticidade para Conteúdo Web, entre outros serviços.”

Em teoria, as empresas e o governo poderão verificar e autenticar a identidade das pessoas solicitando acesso criptografado aos dados verificáveis. Isso minimiza a necessidade de entidades estabelecerem, manterem e confiarem em seus próprios bancos de dados proprietários de informações de identidade.

Registro na blockchain da Decred: https://explorer.dcrdata.org/tx/850703364c686f9aad31404dcece4cdfa7314232b8a539822207fb9a8b2d1b5a

Há muito tempo as pessoas pedem maior controle sobre dados. Vazamentos e fraudes estão tornando muito arriscado deixar dados em autoridades com repositório central de informação vital dos cidadãos.

Com registros distribuidos todos os participantes de uma rede podem ter sua própria cópia idêntica de dados, assim como controle de permissão de acesso – para que ninguém possa visualizar dados protegidos criptograficamente. Blockchain é um tipo de razão distribuída que faz com que toda a rede valide as transações.

Certamente os registros distribuídos podem ser uma ótima maneira de armazenar dados críticos. Mas “o diabo está sempre nos detalhes”. Se for feito de forma errada, o registro pode causar problemas, afinal, registros em blockchain são imutáveis.

Se alguma informação for gravada incorretamente e não percebida, como o nome por exemplo, então você terá um registro com um erro de digitação em seu nome desde o nascimento para sempre.

Mesmo assim, muitas pessoas acreditam que projetos deste tipo são um passo em direção a um mundo onde todos os dados são gerenciados pelas próprias pessoas.

Blockchain é um assunto emergente quando se trata de registros públicos e privados e está sendo explorado pelos governos para várias finalidades.

Bitcoin usa Blockchain para remover autoridades centrais e colocar o poder nas mãos dos usuários – quando se trata de identidade, os mesmos resultados são desejáveis e a Original My explora este potencial da tecnologia.

Ao implementar Blockchain, as pessoas seriam capazes de provar suas identidades sem o incômodo da burocracia. A iniciativa da Original My representa um grande passo na direção de uma sociedade mais livre usando Blockchain.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Casa a venda por Bitcoin negócio imobiliário

Bitcoin vira garantia em negócio para crédito imobiliário pela primeira vez

Ao tentar obter um crédito imobiliário um credor de uma negociação comprovou ter Bitcoin e conseguiu ter seu financiamento aprovado. Muitas pessoas quando vão ao...
Abilio Diniz, empresário e bilionário brasileiro

O3 Capital, que tem Abílio Diniz como sócio, investe em ETF de criptomoedas

Uma empresa que tem Abilio Diniz como conselheiro investiu em criptomoedas via ETF listado na bolsa de valores brasileira. A aquisição foi feita pela...
Pessoa guardando Bitcoin em carteira

Regulação fechando o cerco contra corretoras faz investidores sacarem US$ 2,5 bi em bitcoin...

Após a crescente pressão de regulamentação sobre corretoras do mercado de criptomoedas, investidores de Bitcoin seguem enviando seus saldos para carteiras seguras. A análise foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias