Regulador do Canadá detona Binance e nega que empresa seja registrada

Tensão entre corretora e órgão regulador é exposta nos 45 minutos do segundo tempo de 2021.

Bandeira do Canadá está acenando frente de um edifício
Bandeira do Canadá está acenando frente de um edifício

Um regulador do Canadá detonou a atuação da Binance em sua província, após a corretora publicar que teria registro no país.

Parecia que a tensão da Binance com reguladores iria fechar 2021 com uma certa trégua, após meses de perseguição por governos de vários países. Nos últimos dias, por exemplo, a corretora anunciou que está ajudando o governo de Dubai a melhorar as regras ao mercado local, com rumores de que um escritório deva ser instalado neste território.

Além disso, após receber aprovação do Banco Central do Bahrein e aprovação no Canadá, anunciadas no mesmo dia, na última segunda-feira (27), parecia que os ânimos para ingressar em 2022 com mais calma era um fato certo. No entanto, a tendência reverteu no segundo maior país em território do mundo.

Regulador do Canadá detona anúncio da Binance e alerta investidores locais

Preparando para a virada de ano, a Ontario Securities Commission (OSC), espécie de CVM do Canadá, emitiu um alerta de mercado contra a Binance, maior corretora em volume de negociações do mundo.

O comunicado chamado “Binance não está registrado em Ontário” foi apresentado para imprensa, com efeito imediato, na última quinta-feira (30), dias após o CEO da Binance, CZ, comemorar a aprovação de sua empresa no país da América do Norte.

No documento divulgado ao público, a OSC declarou que está emitindo alerta aos investidores de Toronto, visto que a Binance descumpriu um acordo de que não ofereceria mais negociações a clientes dessa província depois do dia 31 de dezembro.

Para o regulador do Canadá, que detonou a corretora, a postura da Binance é inaceitável.

“A Binance representou ao pessoal do OSC que nenhuma nova transação envolvendo residentes de Ontário ocorreria após 31 de dezembro de 2021. A Binance emitiu um aviso aos usuários, sem qualquer notificação ao OSC, rescindindo este compromisso. Isso é inaceitável.”

Nenhuma entidade do grupo Binance tem registro em Ontário

A província de Ontário é uma das mais populosas do Canadá, e ao afirmar que nenhuma empresa do grupo Binance tem registro no local coloca uma pressão sobre a corretora que mal acaba de anunciar sua chegada formal ao país.

Segundo comunicado da OSC, caso as empresas da Binance atuem no local sem registro poderão ter problemas.

“As plataformas não registradas que operam em Ontário podem estar sujeitas a ações, incluindo ordens temporárias, para garantir a conformidade, o que pode afetar suas operações comerciais locais em andamento.”

O regulador lembra que havia emitido um alerta para corretoras há poucos meses, e desde então, apenas seis negócios conseguiram se registrar em Ontário e estão seguindo as determinações locais. Caso a Binance opere sem registros, deverá ser incluída em uma lista pública de alertas da OSC, que já coloca várias empresas do mercado de criptomoedas nessa plataforma.

Publicamente, a Binance não fez nenhum comentário sobre o alerta de Ontário, nem o seu CEO, CZ, que disse apenas que “está chovendo em Dubai”, indicando que passará o ano no país que tem se aproximado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias