Reino Unido começa fiscalizar anúncios de criptomoedas

Esta pode ser uma resposta a propaganda da rival da Dogecoin, a Floki Inu, que invadiu os sistemas de transporte de Londres com suas propagandas. Obviamente isso não agradou os reguladores financeiros.

Moeda de Bitcoin e mapa do Reino Unido
Moeda de Bitcoin e mapa do Reino Unido

Em nota publicada nesta terça-feira (18), o HM Treasury — Tesouro de Sua Majestade — do Reino Unido anunciou que vai fiscalizar anúncios enganosos relacionados a criptomoedas de maneira mais proativa.

Como justificativa está a proteção aos seus cidadãos, destacando que cerca de 2,3 milhões deles já possuem criptomoedas e que este número está aumentando. Todavia, o texto destaca que o conhecimento sobre o assunto está cada vez mais raso.

Conforme o setor de criptomoedas está tornando-se cada vez mais comum, não é surpresa que serviços relacionados estejam sendo tratados de maneira semelhante a investimentos mais tradicionais.

Criptomoedas vieram para ficar

Após treze anos da criação do Bitcoin, diversos gestores de fundos já admitiram que o bitcoin é uma alternativa ao ouro como reserva de valor. Além disso, tanto ETFs ao redor do mundo quanto a adoção do BTC por El Salvador reforçam que não há como parar a maior criptomoeda do mundo.

Com isso, órgãos regulamentadores só possuem uma saída, “proteger” os consumidores de anúncios enganosos. É exatamente esta a proposta do Reino Unido, tratar promoções de criptomoedas da mesma forma que ações e outros ativos tradicionais.

“Estabelece o plano do governo para trazer a promoção de criptoativos no âmbito da legislação de promoções financeiras. Isso significa que a promoção de criptoativos qualificados estará sujeita às regras da FCA, de acordo com os mesmos altos padrões de outras promoções financeiras, como ações, títulos e produtos de seguros.”

Esta pode ser uma resposta a propaganda da rival da Dogecoin, a Floki Inu, que invadiu os sistemas de transporte de Londres com suas propagandas. Obviamente isso não agradou os reguladores financeiros.

Governo do Reino Unido apoia inovação

Além disso, a nota ressalta que o governo do Reino Unido apoia a inovação e oportunidades criadas pelo mercado das criptomoedas.

Sendo este plano focado na segurança dos consumidores, muitas vezes enganados por anúncios desleais. Isso é destacado por Rishi Sunak, Chanceler do Tesouro.

“Os criptoativos podem oferecer novas oportunidades empolgantes, permitindo que as pessoas negociem e investiam de novas maneiras — mas é importante que os consumidores não estejam comprando produtos com alegações enganosas. Estamos garantindo que os consumidores estejam protegidos, ao mesmo tempo em que apoiamos a inovação do mercado de criptoativos.”

Por fim, sem duvidas este é o mercado que está na mira de muitos gigantes da indústria. Além da própria negociação destes ativos, através de exchanges, outros campos também estão atraindo olhares.

Como exemplo mais recente, temos a introdução da Intel na fabricação de equipamentos de mineração de Bitcoin. Além de diversas empresas aproveitando o metaverso para promoverem seus produtos. Todavia, é preciso educação antes de sair investindo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias