Igreja exige remoção de vídeo que prometia abençoar investidores de Bitcoin

Em um dos momentos mais estranhos do vídeo, a narração afirma que o líder da igreja iria abençoar potenciais investidores de criptomoedas em uma missa especial realizada na capela de Moscou.

Recentemente um caso com criptomoedas e uma notícia falsa chamou bastante atenção na Rússia, envolvendo até mesmo a Igreja Ortodoxa do país, que teve que desmentir a informação de que o Patriarca da Igreja iria abençoar investidores de criptomoedas. 

A confusão começou quando um vídeo começou a circular nas redes sociais russas onde uma narradora, simulando a apresentação de uma notícia onde é afirmando que Kirill, o Patriarca da Igreja Ortodoxa de Moscou estava pedindo para que os fiéis investissem em criptomoedas.

Trecho do vídeo que estava circulando nas redes sociais russas com imagens do líder da Igreja Ortodoxa Russa.

Enquanto o vídeo realmente inclui comentários que o líder fez sobre os benefícios da robótica e da tecnologia na economia, incluindo uma menção ao Bitcoin, os comentários foram editados e tirados de contexto, com a narradora mudando os fatos da gravação original para dar a entender que o líder da igreja queria que os fiéis investissem em Bitcoin.

“Abençoar quem investir em Bitcoin”

Em um dos momentos mais estranhos do vídeo, a narração afirma que o líder da igreja iria abençoar potenciais investidores de criptomoedas em uma missa especial realizada na capela de Moscou.

De acordo com informações locais, o maior representante da Igreja Ortodoxa afirmou que o vídeo é mentira e está tentando enganar as pessoas.

“Essa é uma verdadeira fraude, com o vídeo enganando as pessoas que podem achar que o patriarcado está realmente encorajando pessoas a participar de fraude financeira e especulação.”, afirmou o representante Vakhtang Kipshidze.

Não se sabe ao certo qual era o objetivo do vídeo, mas ao que tudo indica ele pode ter sido criado para incentivar investimento em alguma plataforma específica de investimento que provavelmente é um grande golpe.

Para Kipshidze, a natureza fraudulenta do vídeo era aparente e que provavelmente ninguém cairia nessa história.

“Nunca que uma pessoa sã iria acreditar que o patriarca iria pedir para que pessoas investissem em algum tipo de esquema rápido de ganhar dinheiro que tem uma natureza fraudulenta, na minha opinião, bem óbvia.”, completou Kipshidze

Novamente esse é um caso bem clássico e bem fácil de ser notado de ser um golpe. Infelizmente muitos acabam ficando muito cegos com a possibilidade de ganhar dinheiro fácil e acabam ficando cegos com os muitos sinais vermelhos que é encontrado em diferentes esquemas e investimento.

Com isso, vale sempre tomar muito cuidado com os investimentos que você faz em qualquer ativo, principalmente no criptomercado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias