República Centro-Africana adota bitcoin como moeda legal

Com essa aprovação, o bitcoin se torna moeda legal no segundo país e continente.

Mão segurando bitcoin com bandeira da República Centro-Africana ao fundo
Mão segurando bitcoin com bandeira da República Centro-Africana ao fundo

A República Centro-Africana (Central African Republic – CAR) adotou o bitcoin como moeda de curso legal, menos de um ano após El Salvador fazer o mesmo movimento. Dessa forma, a moeda digital alcança legalidade em mais um país, de um novo continente e mostra que sua adoção segue crescendo.

Segundo informações divulgadas pela agência AFP, a medida foi anunciada nesta quarta-feira (27), após o presidente Faustin-Archange Touadéra assinar a lei.

Assim, o bitcoin se tornou uma moeda legal no país, ao lado da moeda franco CFA, utilizada em vários países africanos que foram colonizados pela França há séculos atrás.

República Centro-Africana adota bitcoin como moeda legal

Em setembro de 2021, entrou em vigor a lei Bitcoin de El Salvador, o primeiro país a legalizar a moeda digital e enfrentar o poderia do Dólar norte-americano em sua economia.

Agora, essa medida chega ao seu segundo país (e continente), com o pequeno país República Centro-Africana fazendo o mesmo. Pela imprensa mundial, a lei assinada pelo presidente do país chamou atenção para o rápido crescimento do bitcoin como moeda com status legal.

O ministro de finanças do país declarou que esse movimento coloca a CAR como pioneiro na África, além de incluir este no mapa dos países ousados e visionários, indicando que confia no futuro da moeda digital e seu poder de ajudar o governo local a enfrentar dificuldades.

Sem acesso ao mar, esse país convive com extrema pobreza, sendo 43% da população com insegurança alimentar, segundo dados recentes das Nações Unidas. A dificuldade para tornar o bitcoin comum em uso pela população do país deverá ser o acesso a tecnologia, visto que a maioria das pessoas não tem acesso à internet e moram em zonas rurais.

Qual tamanho da população que pode usar bitcoin de forma legal?

Dados do Google informam que El Salvador tem uma população estimada em 6,486 milhões de pessoas, com dados de 2020. Este é um dos menores países da América Latina, sendo que o governo local incentiva o uso da moeda digital.

População de El Salvador com Fontes no Banco Mundial, por Google
População de El Salvador com Fontes no Banco Mundial, por Google

Já a República Centro-Africana ainda tem menos pessoas que o primeiro a tornar o bitcoin uma moeda de curso legal. Segundo dados do Google, são 4,83 milhões de habitantes no país, com dados também de 2020.

População da República Centro-Africana com Fontes no Banco Mundial, por Google
População da República Centro-Africana com Fontes no Banco Mundial, por Google

Ou seja, são pouco mais de 11 milhões de pessoas que podem usar o bitcoin legalmente sem se preocupar com medidas de seus governos, um número crescente, mas ainda baixo em comparação com a população mundial, estimada em 8 bilhões.

Isso mostra o quanto o bitcoin tem de espaço para crescer como um ativo de pagamento, ainda desconhecido por muitas pessoas como uma tecnologia financeira descentralizada.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias