“Pinóquio do Bitcoin”: Economista mais influente do Brasil vira piada após fazer comentário suspeito sobre Bitcoin

Em maio de 2021, Amorim fez uma afirmação diferente, dizendo que sua oportunidade de comprar Bitcoin teria ocorrido em 2010.

Ricardo Amorim, apontado pela Forbes como o economista mais influente do país, virou motivo de piadas nas redes sociais após afirmar que quase investiu em Bitcoin em 2009, quando a criptomoeda estava em seu estágio inicial e, em suas palavras, “custava apenas alguns centavos de dólar”.

O comentário foi feito através de uma postagem no Twitter (X), onde o empresário expressou um suposto arrependimento por não ter investido na moeda digital.

“Quando o Bitcoin surgiu, em 2009, pensei em investir uns U$100, quando ele custava poucos centavos, mas desisti porque achei que era um golpe, que meu dinheiro iria sumir e que eu faria papel de trouxa. Graças a meu medo de me sentir otário, não me tornei bilionário. Adivinhe como me sinto hoje,” escreveu Amorim.

Comprar Bitcoin em 2009?

O comentário pode deixar muitas pessoas de boca aberta, dado que sugere que o influenciador e empresário conhece o Bitcoin desde que ele surgiu. No entanto, a afirmação foi recebida com uma mistura de zombaria e desconfiança nas redes sociais.

Vários especialistas em criptomoedas que acompanham o mercado há vários anos contestaram a alegação de Amorim, afinal, não havia nenhuma corretora para se negociar Bitcoin em 2009.

Alguns usuários do Twitter perguntaram gentilmente onde Amorim conseguiria comprar Bitcoin em 2009, enquanto outros foram menos generosos, zombando do economista por “mentir” descaradamente.

A firmação do apresentador atraiu a atenção de Narcélio Filho, um dos maiores especialistas em Bitcoin do Brasil, que contestou a fala de Amorim de forma implacável.

“Em 2009 não havia mercado com BTC a um centavo”, começou Narcélio, “A única transação registrada foi entre Martti Malmi e NewLibertyStandard. Foi feita no bitcointalk, fórum que, com toda a certeza, este fanfarrão não acessava.” O preço foi menos de 0.001 dólar por bitcoin.”

Conforme apontado por Narcélio, a história de Amorim é duvidosa, já que, em 2009, o Bitcoin não era negociado por um centavo e não era vendido em nenhuma corretora, sendo negociado apenas entre os pioneiros da moeda digital que mineravam o ativo e vendiam moedas baseado no custo de eletricidade.

Tais transações ocorriam no Bitcointalk, fórum que, segundo consulta feita pelo Livecoins, não possui nenhum usuário relacionado a Amorim.

O influenciador foi procurado para fornecer provas sobre tal afirmação, mas não recebemos resposta até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.

Seguindo, Narcélio aponta que no ano de criação do Bitcoin, Amorim estava apostando na Ibovespa a 200 mil pontos.

“Infelizmente, pra ele e outros ‘farialimers’, andou de lado por uma década.”

Preço Histórico Bitcoin 2009 2017
Preço Histórico Bitcoin 2009 2017

Ricardo Amorim vira piada ao fazer comentário suspeito sobre Bitcoin

Esta não é a primeira vez que Ricardo Amorim conta seu caso sobre o Bitcoin. Em outubro do ano passado, durante participação no Flow Podcast, Amorim contou a mesma história, mas alguns detalhes são bem diferentes da versão atual.

“Surgiu um tal de um Satoshi Nakashima [sic], que ninguém sabia quem era, se existia, com uma ideia maluca que iria criar essa moeda. Cheguei a pensar em comprar lá atrás, eu peguei bem no começo. Em determinado momento pensei em colocar US$ 100,00 nessa brincadeira.” disse ele em outubro de 2022.

Antes disso, em maio de 2021, Amorim fez uma afirmação diferente, dizendo que sua oportunidade de comprar Bitcoin teria ocorrido em 2010.

“Em 2010, até pensei em comprar alguma coisa em Bitcoins. No entanto, o medo de que ninguém quisesse aquilo no futuro ou de que alguém sumisse com os meus ativos, somado ao fato de eu não saber exatamente como comprar e guardar meus bitcoins, me fizeram não comprar.”

Com tantas informações contraditórias, Amorim acabou virando meme no Twitter, atraindo uma chuva de piadas, sendo chamado de ‘pescador’, ‘mentiroso’, ‘fanfiqueiro’ e, ‘Pinóquio do Bitcoin’.

Confira:

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias