Rio de Janeiro recebe time da Tezos

-

Siga no
Anúncio

Um time de desenvolvedores, designers, investidores e pesquisadores baseados na cidade do Rio de Janeiro acaba de lançar a Tezos Rio. O objetivo do grupo é fomentar no Brasil o crescimento da rede Tezos, que é uma blockchain de terceira geração e teve sua mainnet lançada globalmente em setembro de 2018.

Uma das iniciativas desenvolvidas pelo grupo é a TEZOSJ_SDK, que é um biblioteca de software para desenvolvedores Java criarem com facilidade suas carteiras Tezos.

O grupo também construiu um Baker, que é uma espécie de masternode aberto para portadores de tokens Tezos participarem do processo de validação das transações e de segurança da rede.

Anúncio

Luiz Milfont, que é co-fundador e desenvolvedor lider do grupo, aposta na natureza participativa da rede Tezos como um dos aspectos mais promissores do protocolo. Segundo ele, “não há precedentes quanto ao nível de democracia utilizado na rede Tezos, o que pode revolucionar a forma com a coordenação social ocorre dentro de uma Blockchain através de uma dinâmica líquida”.

De forma objetiva, a Blockchain da Tezos é um livro de registro contábil distribuído, público, digital, criptografado e nativo na internet. Por ser programável, a plataforma permite o lançamento de diversos tipos de aplicações, como smart contracts e dapps (aplicações descentralizadas).

Um dos seus principais diferenciais em relação a outras Blockchains públicas, é um modelo de governança embutido no protocolo. Esta funcionalidade garante uma melhor coordenação entre os participantes da rede nas decisões.

Também simplifica a implantação de propostas de melhorias deste protocolo, evitando assim a ocorrência de hard forks. Em sistemas econômicos baseados em rede, como é o caso das Blockchains públicas, isso é super rele- vante pois a simples expectativa de ocorrência de um hard fork pode dividir a comunidade, alterar os incentivos econômicos dos participantes e minar os efeitos de rede acumulados ao longo do tempo.

Quanto a segurança, a Blockchain da Tezos utiliza um algoritmo próprio de consen- so baseado em prova de participação delegada (delegated Proof-of-Stake).

Este mecanismo cria incentivos econômicos e abre oportunidade para todos os portado- res de tokens Tezos participarem no processo de validação de transações da rede. Além da segurança na camada de registro das transações, a Blockchain da Tezos também apresenta uma camada importante de segurança nos códigos que rodam em cima do protocolo, pois ela foi projetada para facilitar o uso de métodos de verificação formal.

Isso reduz drasticamente as chances de erro em códigos de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas desenvolvidos na rede. A Tezos Rio aposta em parcerias com instituições educacionais para difundir a tecnologia e formar novos desenvolvedores interessados em criar aplicações em cima do proto- colo base da Tezos.

O Prof. Luís Felipe Carvalho da PUC-Rio, que também é co-fun- dador do grupo Tezos Rio, teve seu primeiro contato com o projeto Tezos no final de 2016, em uma postagem no Twitter do mega investidor de startups Tim Drapper. Segundo o professor, “o faro de Drapper é bastante apurado para perceber tendên- cias tecnológicas e equipes de ponta para tocar projeto. Depois de ler o whitepaper da Tezos, percebi que havia algo diferente ali e resolvi apostar. Assim que o ICO da Tezos foi lançado comprei meu primeiro lote de tokens e me tornei um hodler. Na época não imaginava que iria participar tão de perto do projeto, como estamos vivendo agora com a Tezos Rio”.

Para os interessados em conhecer melhor o projeto da Tezos Rio, recomendamos acessar o site http://tezos.rio e seguir o grupo no Twitter (@Riotezos).

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...
Hacker segurando criptomoeda Bitcoin

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...

Últimas notícias

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...